ACIRS comemora aprovação da Região Metropolitana na ALESC e aguarda sanção do Governador

Sala de Imprensa: Notícias 09/12/2010

A Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e seu N�cleo Imobili�rio comemoram a aprova��o da Regi�o Metropolitana do Alto Vale do Itaja�, ocorrida nesta quarta-feira, 08 de dezembro, na Assembleia Legislativa Estadual. O projeto de Lei vinha sendo reivindicado pela entidade desde maio, mas ainda precisa ser sancionado pelo governador Leonel Pavan para beneficiar diretamente os 28 munic�pios e popula��o da regi�o.

�Agora aguardamos ansiosos a vinda do governador at� Rio do Sul para sancionar a lei aqui�, espera o coordenador do N�cleo Imobili�rio e entusiasta do projeto, Levi Dalfovo, parabenizando ainda o esfor�o dos deputados para aprovar a cria��o da regi�o metropolitana.

De acordo com Dalfovo, o primeiro benef�cio poder� ser sentido diretamente no setor imobili�rio. Isso porque o Governo Federal adota como crit�rio para a defini��o dos limites financi�veis pelo Programa Minha Casa Minha Vida, junto � Caixa Econ�mica, a participa��o dos munic�pios nas regi�es metropolitanas. O limite financi�vel para a constru��o da casa pr�pria com a utiliza��o de recursos do Fundo de Garantia (FGTS) poder� saltar de R$ 80 mil para R$ 100mil, com juros na faixa de 4% ao ano.

Caso seja sancionado por Leonel Pavan, todas as liga�es telef�nicas realizadas entre os munic�pios do Alto Vale ter�o tarifa��o local, o que ir� representar uma redu��o de custos para empresas e pessoas f�sicas, informa a assessoria parlamentar. Com a regi�o metropolitana, os munic�pios ter�o acesso ainda a recursos para programas espec�ficos nas �reas da seguran�a p�blica, saneamento, transporte e habita��o, sobretudo, junto ao Minist�rio das Cidades.

Para o presidente da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht, a aprova��o do projeto na ALESC s� foi poss�vel gra�as ao aux�lio e dedica��o de todos os envolvidos, comprovando a efic�cia e efici�ncia do associativismo empresarial. �Quando tivemos conhecimento de que Rio do Sul estava fora de qualquer regi�o metropolinata, imediatamente, contatamos os representantes pol�ticos e iniciamos um trabalho de articula��o para que o assunto ganhasse uma solu��o urgente.

Odebrecht completa ainda: �A regi�o metropolitana resgata uma necessidade do Alto Vale, pois deixa-o nas mesmas condi�es de outras regi�es j� beneficiadas e que desfrutam de um grau de desenvolvimento maior.

Foto: Arquivo ALESC