ACIRS irá à Alemanha em busca de novas tecnologias para o desenvolvimento do associativismo

Sala de Imprensa: Notícias 28/06/2007

Representantes da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) ir�o � Alemanha em busca de novas tecnologias para o desenvolvimento do associativismo no Alto Vale. A miss�o t�cnica � C�mara de Artes e Of�cios de Munique e Alta Baviera (HWK) ser� realizada pela Funda��o Empreender, de 30 de junho a 7 de julho.

A HWK � a maior das 56 c�maras existentes na Alemanha, com mais de 50 mil empresas associadas. O trabalho da entidade � focado na cria��o de condi�es para que as empresas se desenvolvam e lucrem. Para isso, a c�mara � que representa cerca de 120 profiss�es na �rea produtiva e de servi�os – mant�m sete centros de treinamentos, tr�s academias para forma��o e especializa��o de profissionais e 10 escolas de forma��o de mestres.

A C�mara de Artes e Of�cios de Munique e Alta Baviera representa os interesses dos filiados perante a comunidade e o governo, participa da constru��o de projetos de lei e de pol�ticas que tratam das pequenas empresas, al�m de atuar na elabora��o de estudos, pesquisas e estat�sticas.

Entre os servi�os e promo�es da HWK, destacam-se: assessoria t�cnica, administrativa, comercial e tribut�ria para empresas associadas; financiamento e apoio para empresas rec�m-instaladas; apoio na cria��o de novas empresas; promo��o de feiras; servi�os de incuba��o; incentivo �s exporta�es; condom�nios de empresas; servi�os de garantia de cr�dito; e companhia de seguros.

O programa da miss�o inclui a visita��o aos centros de forma��o, �s empresas e �s instala�es da HWK, onde ser�o conhecidas as formas de opera��o e os detalhes sobre os servi�os oferecidos pela c�mara e pelas �Innungen� (equivalentes aos N�cleos Setoriais) aos associados. O roteiro inclui ainda o cumprimento de agendas para a discuss�o sobre pol�ticas de desenvolvimento econ�mico.

A miss�o ser� formada por doze dirigentes de entidades empresariais ligadas ao Sistema Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC). A ACIRS ser� representada pelo diretor-secret�rio, Ciro Cerutti; pela conselheira, Adriana Bressane Feier; e pela secret�ria executiva, Regina Bonito Petry.

O investimento dever� resultar no aperfei�oamento dos produtos e dos servi�os oferecidos aos associados e em projetos para o desenvolvimento do associativismo e o fortalecimento da representatividade da classe empresarial.