ACIRS lamenta instituição do mínimo regional

Sala de Imprensa: Notícias 10/09/2009
ACIRS lamenta instituição do mínimo regional

Ap�s tr�s anos de reivindica�es por parte da classe trabalhadora, proposta do sal�rio m�nimo regional foi aprovada na Assembl�ia Legislativa no final da tarde desta quarta-feira, com 32 votos favor�veis e uma absten��o. Os novos pisos salariais, divididos em quatro n�veis, passam a vigorar a partir de janeiro de 2010.

A mobiliza��o da classe empresarial n�o foi forte o suficiente para conter a cria��o do sal�rio m�nimo regional em Santa Catarina. Os deputados estaduais decidiram pela inclus�o do governo do Estado na negocia��o dos reajustes salariais com trabalhadores e empregados, ou seja, pelo sistema tripartite. Al�m desta emenda, outras quatro foram aprovadas.

O presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Andr� Odebrecht ratifica sua posi��o acerca do projeto de lei:

�Lamentamos mais uma vez. A participa��o do Governo nas negocia�es nada vai ajudar na rela��o entre patr�es e empregados que hoje j� � tranq�ila, pac�fica. Cobro a isonomia dos sal�rios entre a iniciativa p�blica e a privada. Que o governo repense e tamb�m institua o sal�rio m�nimo regional para os funcion�rios p�blicos, aposentados, pensionistas�.

Em nota, a Federa��o das Ind�strias de Santa Catarina (FIESC) manifestou-se sobre a aprova��o do projeto:

�A Assembl�ia Legislativa perdeu a oportunidade de valorizar os sindicatos de empregados e empregadores, introduzindo a participa��o do governo em negocia�es que dizem respeito apenas ao setor privado”, dispara o presidente em exerc�cio, Glauco Jos� Corte.

Os pisos aprovados

Piso

Trabalhadores da agricultura, pecu�ria, ind�stria extrativista e beneficiamento, pesca e aquicultura, empregados dom�sticos, turismo e hospitalidade, constru��o civil, instrumentos musicais e brinquedos, estabelecimentos, empregados motociclistas, motoboys, no transporte de documentos e pequenos volumes, bem como do transporte urbano.

R$ 587

Trabalhadores da ind�stria do vestu�rio e cal�ado, fia��o e tecelagem, artefatos de couro, ind�stria do papel, papel�o e corti�a, empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas, empregados em estabelecimentos de servi�os de sa�de, empresas de comunica�es e telemarketing e ind�stria mobili�ria.

R$ 616

Trabalhadores das ind�strias qu�micas e farmac�uticas, cinematogr�ficas, alimenta��o, agentes aut�nomos do com�rcio empregados no com�rcio em geral.

R$ 647

As ind�strias metal�rgicas, mec�nicas e de material el�trico, gr�ficas, de vidros, cristais, espelhos, cer�mica de lou�a, porcelana, de artefatos de borracha, empresas de seguros privados e capitaliza��o e de agentes aut�nomos de seguros privados e de cr�dito edif�cios e condom�nios residenciais, comerciais e similares, joalheria e lapida��o de pedras preciosas, estabelecimento de cultura, processamento de dados auxiliares em administra��o escolar e motoristas do transporte urbano.

R$ 679