ACIRS lança projeto na HABITAVI 2016

Sala de Imprensa: Notícias 12/08/2016
ACIRS lança projeto na HABITAVI 2016
Foto: ACIRS

Difícil quem não leve uma para casa, ou várias de uma só vez. Ela deixa de ser útil em alguns minutos, mas dura cerca de 400 anos. Com essa breve introdução fica fácil fazer um cálculo de qual é o impacto do descarte de sacolas plásticas no meio ambiente.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente são consumidas anualmente no mundo de 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas. No Brasil cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. O plástico tem a característica de impermeabilidade, ou seja, retém a água, causando a impermeabilização do solo e dos depósitos de lixo, dificultando a biodegradação de resíduos orgânicos.

Consciente desse impacto gradativo no meio ambiente a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) lançou nesta quinta-feira, 11, o projeto “A gente quer um mundo melhor, a gente faz acontecer”, que visa a distribuição de bolsas retornáveis. Com isso a proposta é buscar a diminuição do uso de sacolas plásticas.

As bolsas foram feitas com retalhos doados pela empresa Brix, de Rio do Sul. O projeto ganhou forma pelas mãos das mães voluntárias da APAE, e o dinheiro será revertido para a Associação. O Clube de Mães da APAE de Rio do Sul existe há mais de 30 anos, é um espaço de socialização entre as participantes, onde cada uma doa seu tempo, realizando trabalhos manuais em prol dos alunos.

“O trabalho que estamos desempenhando em parceria com a ACIRS, nos ajuda na socialização, trabalhamos em equipe, cada uma faz uma parte e no final temos o produto pronto. O lucro arrecadado é revertido para realizarmos o sonho dos nossos alunos, em forma de festa ao dia das crianças, festa junina, festa da Páscoa, compra de presentes na festa do Natal, festa do dia dos aniversariantes. O Projeto em parceria com a ACIRS, só veio enriquecer ainda mais nosso Clube de Mães. Trouxe-nos a oportunidade de aprendermos mais. Para nós, é motivo de alegria realizar esse trabalho”, afirma a coordenadora regional de assistência social, da APAE de Rio do Sul Josiani Koth.