ACIRS participa da assembleia da Semana da Água, em Blumenau

Sala de Imprensa: Notícias 24/09/2009
ACIRS participa da assembleia da Semana da Água, em Blumenau

A Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participa nesta quinta-feira, 24, da assembleia geral extraordin�ria da Semana da �gua do Comit� do Itaja�, onde ser�o apresentadas as atividades dos grupos municipais de monitoramento participativo da qualidade da �gua, tema da campanha 2009.

A assembleia, que ocorre na SDR de Blumenau a partir das 13h15min, vai deliberar sobre a proposta de enquadramento dos cursos d��gua da bacia do Itaja�, formulada pelos representantes dos munic�pios nas oficinas de Gest�o de recursos h�dricos: metas de qualidade da �gua. As oficinas foram promovidas pelo Projeto Piava nos meses de junho e julho, nas tr�s regi�es da bacia.

O Plano Integrado de Preven��o e Mitiga��o de Riscos e Desastres Naturais na Bacia Hidrogr�fica do Rio Itaja� tamb�m ser� analisado. O documento foi elaborado conjuntamente por 46 representantes de 27 entidades estaduais, municipais e federais, como universidades, prefeituras, secretarias e �rg�os de meio ambiente, planejamento, entre outros. A pauta inclui ainda a apresenta��o dos cases inscritos no pr�mio Otto Rohkohl.

Num trabalho conjunto, que teve in�cio dia 15 de junho e durou quase tr�s meses,   47 profissionais, representantes de 29 institui�es p�blicas e privadas estaduais, municipais e federais, elaboraram o Plano Integrado de Preven��o e Mitiga��o de Riscos e Desastres Naturais na Bacia Hidrogr�fica do Rio Itajai- PPRD-Itaja�.  � um documento alicer�ado em tr�s eixos tem�ticos – estrat�gico, de a�es estruturantes e de a�es n�o-estruturantes, contendo seis programas, subdivididos em 25 linhas de a��o e 76 projetos, que sinalizam as prioridades para a preven��o dos riscos de desastres naturais.