A rede de distribuição de gás natural instalada no município de Rio do Sul deve ser abastecida a partir de maio de 2016. A expectativa é da diretoria da SCGás que recebeu o presidente da ACIRS, Alex Ohf, nesta semana em Florianópolis. A expansão dos dutos integra o Projeto Serra Catarinense; maior investimento do gênero em andamento no país.
O diretor Técnico Comercial da SCGás e presidente em Exercício, Oswaldo Luiz Monte, abriu o encontro falando sobre as vantagens e as funcionalidade do gás natural e de que forma o combustível poderá auxiliar no desenvolvimento da região. Ele afirmou que as obras estão dentro do prazo estabelecido no Plano Plurianual e que a expansão está alinhada às intervenções previstas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE-A) da BR-470/SC, aprovado em 2014 pelo DNIT.
Segundo o diretor de Administração e Finanças, Marco Francesco Patriarchi, a SCGás aguarda a deliberação dos acionistas para lançar, ainda em 2015, a licitação para novas obras até o município de Pouso Redondo. “A velocidade também depende da tarifa, que é regulada pelo Estado”, explicou. Durante a reunião, Alex Ohf colocou a ACIRS à disposição para auxiliar na abertura do mercado e na divulgação das ações da SCGás. A intenção é realizar em Rio do Sul uma apresentação para empresas interessadas em utilizar o combustível, que também é destinado ao uso em veículos e residências.
Para o vice-presidente da FACISC, André Gaidzinski, o desafio da SCGás será garantir a distribuição para os atuais e os novos clientes, já que seu contrato está limitado a 2 milhões de metros cúbicos/dia. O combustível é proveniente do gasoduto Bolívia-Brasil. “Infelizmente, o Governo tem determinado o gás seja utilizado para gerar energia nas termelétricas, em detrimento do fornecimento para as indústrias”.
Além do diretor técnico, participaram da reunião o gerente de Engenharia da SCGás, Carlos Maurício Pimentel; o gerente de Tecnologia de Gás, Ricardo Konishi; o coordenador de Vendas, Evaldo José Meneghel; o coordenador de Relações Institucionais, Samuel Bortoluzzi Schmitz; e o assessor Rafael Barreto Nicolazzi.
Confira mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria