O primeiro passo para a formação do conselho Municipal de Combate á Pirataria foi uma reunião organizada pela OAB Rio do Sul, Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara de Vereadores de Rio do Sul, com o presidente do CECOP/SC, Jair Antônio Schmitt.
A proposta é estudar e realizar ações de conscientização dos benefícios em comprar produtos originais e enfatizar os prejuízos que o comércio de produtos piratas pode trazer aos empresários e a comunidade.
O trabalho já é desenvolvido em outras cidades do estado, como Blumenau. Em Rio do Sul, atualmente, são feitas apenas ações em algumas escolas, focadas em orientação. “O objetivo é ampliar esse trabalho com campanhas publicitárias junto ao comércio local, às entidades de classe e associações de moradores”, planeja o vereador Jeferson Viera.
O conselho será consultivo e terá a participação de entidades como a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), AMPE, Sinduscon, Sindicomércio, e também prefeitura, Receita Federal e Estadual, bem como, a Polícia Militar.
O próximo encontro, previsto para este mês, será uma reunião técnica com representantes de Blumenau, que apontarão as conquistas que tiveram por meio do conselho.