ACIRS realiza capacitação sobre eSocial

Sala de Imprensa: Notícias 19/11/2013
ACIRS realiza capacitação sobre eSocial
D�vidas a respeito do eSocial, novo projeto federal para unificar a remessa de informa�es trabalhistas, foram esclarecidas durante esta segunda-feira, 18 de novembro, pelo professor Roberto Bortolan, das Faculdades Tupy � Sociesc de Santa Catarina. A capacita��o foi promovida pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) com apoio da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC).

O eSocial ir� unificar a remessa de dados sobre funcion�rios, que hoje se concentram em diversas obriga�es acess�rias como DIRF, RAIS, SEFIP, GFIP e CAGED. Dispon�vel desde junho deste ano, o portal www.esocial.gov.br � utilizado pelos empregadores dom�sticos, em car�ter opcional, para cumprir com obriga�es trabalhistas e fiscais.

J� a partir de abril de 2014, com a Emenda Constitucional n� 72/2013, o eSocial ser� obrigat�rio para a transmiss�o de informa�es a respeito de valores pagos a funcion�rios e movimenta�es em geral. Ap�s a implanta��o completa do projeto, o portal servir� tanto para pessoas f�sicas, quanto jur�dicas, tendo como benef�cio principal atender exig�ncias de diferentes �rg�os do governo em uma �nica ferramenta.

O curso realizado na ACIRS ajudou os empres�rios a conhecer o cronograma estabelecido, os conceitos da legisla��o, abrang�ncia e obrigatoriedade. V�rias a�es ser�o necess�rias para adequar os sistemas de informa��o das empresas.

Mais informa�es podem ser obtidas no site www.esocial.gov.br.