O objetivo do curso é apresentar técnicas e metodologias operacionais de almoxarifado para melhorar o desempenho das funções de receber, estocar e expedir materiais, bem como melhorias na utilização espaço, layout, segurança, ergonomia entre outras. Com isso é possível organizar e reduzir os custos do almoxarifado e melhorar o atendimento ao cliente.
“O almoxarifado de uma empresa pode ser comparado ao cofre. Ali dentro é onde está todo o capital imobilizado que a empresa tem, ou seja, se você não controlar corretamente não há como ter um fluxo financeiro adequado, fazendo as entradas e saídas corretas”, explica o instrutor do curso, Hélio Alves da Silva.
A capacitação é voltada a profissionais da área de logística, compras, almoxarifado, PCP, expedição que queiram ampliar seus conhecimentos na área e implementar melhorias no almoxarifado da empresa. Entre os assuntos abordados estão: Importância da organização de almoxarifados; O papel do almoxarife; Classificação, codificação e endereçamento dos itens de estoque; Curva ABC (método de Pareto); Processos, equipamentos de movimentação e sistemas de armazenagem e técnicas de preservação de materiais.
O curso é ministrado por Hélio Alves da Silva, especialista em Engenharia de Produção e MBA em Gerenciamento Logístico, ambos pela UFPR. PMP Certificado em Dezembro/2007 – PMI. Certificado Lean Master Program – SGS Group/Japan em Julho/2010. Silva Possui 14 anos de experiência em empresa multinacional de grande porte, onde atuou nas áreas de Gestão da Produção, Logística Brasil e América Latina, Engenharia de Embalagens e Gestão de Projetos. Há três anos atua como consultor executivo na área de Gestão de Projetos Logísticos e de Produção, com grande foco na aplicação de ferramentas Lean Management. Também ministra treinamentos in company e aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de logística e produção das Faculdades UniFae, UniCuritiba e ISAE/FGV.
“Os alunos ficaram bem instigados para entrar mais no tema. Percebe-se que há uma grande oportunidade de mercado porque apenas uma pequena parcela aplica os temas que foram discutidos durante o curso”, destacou Silva.
Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria