Logomarca

ACIRS realiza seminário sobre energia

Sala de Imprensa: Notícias 11/03/2016
ACIRS realiza seminário sobre energia
Primeira etapa do Seminário de energia: eficiência e competitividad

Reduzir custos, este é com certeza um dos itens que compreende o planejamento de muitas empresas, para 2016, por isso o tema abordado no Seminário, atraiu vários empresários da região. “A ideia deste evento foi trazer para as empresas e indústrias, informações sobre um dos itens que está entre os maiores custos dentro da produção. E para debater sobre temas como eficiência energética, custo de energia e mercado livre”, explicou o vice-presidente para o setor de Indústria, o empresário Cleiton Pamplona Peters.

A primeira etapa do Seminário de energia: eficiência e competitividade foi realizada nesta sexta-feira, 11, na Associação Empresarial de Rio do Sul, com a participação de quatro palestrantes, entre eles o ex-presidente da ACIRS e diretor da Vale Energia, Paulo Alfredo Grunwald, que trouxe informações sobre o mercado de livre de energia elétrica. Explicou quais são as vantagens, quem pode participar e como funciona. “Nós apresentamos para as empresas um mecanismo de compra de energia elétrica que possa reduzir significativamente o custo para as indústrias, que é o mercado livre de energia elétrica. Ele permite, dentro das regras estabelecidas pela Aneel, que os consumidores, com determinado perfil, possam comprar a energia elétrica de outro fornecedor que não seja a Celesc. Ela continua sendo a empresa responsável pelo transporte de energia, mas a parcela da energia elétrica consumida pela empresa, ela poderia comprar do fornecedor por livre escolha.”

O executivo da Câmara de assuntos de energia da Fiesc, Anderson de Menezes apresentou números e informações sobre o consumo e investimento, de energia elétrica, entre 2013 e 2015, o que impacta na tarifa das indústrias. Menezes destacou ainda que o Brasil está entre os países com o custo de energia mais caro e elencou quais fatores ainda poderão refletir na tarifa como: o desligamento de térmicas, redução do valor de Conta de Desenvolvimento Energético em 32,31%, redução da tarifa Itaipu em 32,28%, além da revisão tarifária da Celesc.

Para o coordenador do Instituto Senai de Tecnologia e Eletroeletrônica, Frederico Vaz, debates como esse são essenciais para empresas e indústrias. “Nosso grande foco hoje foi o mercado de energia, eficiência energética, competitividade das indústrias e o efeito do insumo energia na atuação das mesmas. Eficiência energética é a condição de se utilizar menos energia para um mesmo processo, seja ele produtivo ou de fabricação.”

O evento contou também com a apresentação do case da empresa Eliane Porcelanatos, pelo gerente de fábrica do Ramon Pereira. A próxima etapa do Seminário de energia está agendada para o dia 30 de março, com representantes da Celesc, da SCGás e do BRDE. “A ideia é aprofundar as discussões sobre os cenários e as perspectivas para o mercado de energia, apresentar linhas de financiamentos para geração e projetos de eficiência energética e mostrar projetos de geração e cogeração de energia a partir do uso de gás natural”, destaca o secretário executivo da ACIRS, Cleber Stassun.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria 

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.