ACIRS realiza seminário sobre energia

Sala de Imprensa: Notícias 11/03/2016
ACIRS realiza seminário sobre energia
Primeira etapa do Seminário de energia: eficiência e competitividad

Reduzir custos, este é com certeza um dos itens que compreende o planejamento de muitas empresas, para 2016, por isso o tema abordado no Seminário, atraiu vários empresários da região. “A ideia deste evento foi trazer para as empresas e indústrias, informações sobre um dos itens que está entre os maiores custos dentro da produção. E para debater sobre temas como eficiência energética, custo de energia e mercado livre”, explicou o vice-presidente para o setor de Indústria, o empresário Cleiton Pamplona Peters.

A primeira etapa do Seminário de energia: eficiência e competitividade foi realizada nesta sexta-feira, 11, na Associação Empresarial de Rio do Sul, com a participação de quatro palestrantes, entre eles o ex-presidente da ACIRS e diretor da Vale Energia, Paulo Alfredo Grunwald, que trouxe informações sobre o mercado de livre de energia elétrica. Explicou quais são as vantagens, quem pode participar e como funciona. “Nós apresentamos para as empresas um mecanismo de compra de energia elétrica que possa reduzir significativamente o custo para as indústrias, que é o mercado livre de energia elétrica. Ele permite, dentro das regras estabelecidas pela Aneel, que os consumidores, com determinado perfil, possam comprar a energia elétrica de outro fornecedor que não seja a Celesc. Ela continua sendo a empresa responsável pelo transporte de energia, mas a parcela da energia elétrica consumida pela empresa, ela poderia comprar do fornecedor por livre escolha.”

O executivo da Câmara de assuntos de energia da Fiesc, Anderson de Menezes apresentou números e informações sobre o consumo e investimento, de energia elétrica, entre 2013 e 2015, o que impacta na tarifa das indústrias. Menezes destacou ainda que o Brasil está entre os países com o custo de energia mais caro e elencou quais fatores ainda poderão refletir na tarifa como: o desligamento de térmicas, redução do valor de Conta de Desenvolvimento Energético em 32,31%, redução da tarifa Itaipu em 32,28%, além da revisão tarifária da Celesc.

Para o coordenador do Instituto Senai de Tecnologia e Eletroeletrônica, Frederico Vaz, debates como esse são essenciais para empresas e indústrias. “Nosso grande foco hoje foi o mercado de energia, eficiência energética, competitividade das indústrias e o efeito do insumo energia na atuação das mesmas. Eficiência energética é a condição de se utilizar menos energia para um mesmo processo, seja ele produtivo ou de fabricação.”

O evento contou também com a apresentação do case da empresa Eliane Porcelanatos, pelo gerente de fábrica do Ramon Pereira. A próxima etapa do Seminário de energia está agendada para o dia 30 de março, com representantes da Celesc, da SCGás e do BRDE. “A ideia é aprofundar as discussões sobre os cenários e as perspectivas para o mercado de energia, apresentar linhas de financiamentos para geração e projetos de eficiência energética e mostrar projetos de geração e cogeração de energia a partir do uso de gás natural”, destaca o secretário executivo da ACIRS, Cleber Stassun.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria