Logomarca

ACIRS se coloca favorável à aprovação da Reforma da Previdência de Santa Catarina

Sala de Imprensa: Notícias 06/07/2021
ACIRS se coloca favorável à aprovação da Reforma da Previdência de Santa Catarina
Foto: ACIRS

Está prevista para o mês de agosto a votação em plenário do projeto de Reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais de Santa Catarina, entregue em junho à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado. Entre os principais itens está a definição das idades mínimas para que os servidores possam se aposentar, seguindo o que foi estabelecido na reforma aprovada pelo Congresso Nacional em 2019.

Assim como a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, a Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS apoia a iniciativa, que tem como objetivo preservar a capacidade de pagamento das aposentadorias atuais e futuras, garantindo a continuidade de investimento do estado no atendimento à população.

“Santa Catarina precisa seguir o exemplo do governo Federal e fazer a reforma da previdência. São mais de 4 bilhões em déficit na previdência estadual, todo ano. Esse valor dificulta investimentos em áreas importantes como Infraestrutura, Saúde e Educação. A ACIRS é a favor da reforma para diminuir esse rombo anual nas contas do Estado”, pontua o presidente Jean Sandro Pedroso.

A mais recente reunião da diretoria executiva da ACIRS contou com a participação do presidente do Instituto de Previdência Privada do Estado de Santa Catarina – IPREV, Marcelo Panosso Mendonça, que apresentou detalhes relacionados ao déficit da folha previdenciária catarinense.

“R$ 965,00. Esse é o custo per capita da Previdência em Santa Catarina, ou seja, cada pessoa que nasce já sai com um carnê de R$ 965,00 para pagar pelo resto da vida para bancar a previdência estadual”, explica Mendonça.

Outras mudanças previstas: regra de transmissão, tempo de contribuição, limite de isenção e alíquota extraordinária. Sabendo da força da classe empresaria, o governador Carlos Moisés pontua a necessidade de apoio intensivo.

“Precisamos da adesão maciça para aprovar esta Reforma na Assembleia Legislativa. Tenho a certeza que a FACISC, apoiando com toda a sua capilaridade, dará tranquilidade ao parlamentar para aprovação. Um ato de responsabilidade com o futuro”, ressalta o governador.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.