Alterações da NR 13 são debatidas pelo Núcleo de Segurança no Trabalho

Sala de Imprensa: Notícias 08/10/2014
Alterações da NR 13 são debatidas pelo Núcleo de Segurança no Trabalho
Alterações da NR 13 foram tema do encontro

O Núcleo de Segurança no Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) realizou na manhã de quarta-feira, 08 de outubro, uma palestra sobre as alterações da NR 13. O engenheiro mecânico, Aldo Budag, da empresa Previne, de Blumenau, ministrou a palestra, detalhando cada um dos itens modificados.

Tratando de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, a NR 13 sofreu mudanças no mês de abril, feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo, mais de dez itens foram modificados, trazendo grande impacto às atividades diárias dos trabalhadores destas áreas.

De acordo com o palestrante, é necessário que as empresas estejam cientes sobre as mudanças e as novas obrigações, já que a lei determinou sua aplicação imediata. “A NR 13 estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores”, alertou o engenheiro.

A capacitação reuniu mais de 20 nucleados. Além deste evento, o NST vem realizando outros para esclarecer as várias normas regulamentadoras, a fim de promover o conhecimento pleno dos técnicos sobre as exigências legais quanto à segurança nas empresas.