Alto Vale quer o gás em 2013

Sala de Imprensa: Notícias 20/08/2010
Alto Vale quer o gás em 2013

Empres�rios e lideres pol�ticos est�o mobilizados para antecipar de 2015 para 2013 os planos de investimento da Companhia de G�s de Santa Catarina (SCG�s) para a amplia��o total do gasoduto do M�dio at� o Alto Vale do Itaja�. A reivindica��o foi apresentada ao governador Leonel Pavan e ao presidente da SCG�s, Ivan Ranzolin, na quarta-feira, 18, em Florian�polis, durante audi�ncia solicitada pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

A forte mobiliza��o iniciada no ano passado garantiu a abertura do edital de licita��o para o trecho Indaial � Ascurra, al�m do trecho de Correia Pinto, onde ser� instalado um terminal de regaseifica��o de G�s Natural Liquefeito (GNL). O investimento de R$ 100 milh�es para levar a obra at� Rio do Sul � urgente, na �tica da ACIRS. Isso porque o Alto Vale tem assistido a um processo de litoraliza��o dos grandes investimentos p�blicos em infraestrutura, o que “tem prejudicado a atra��o de novos investimentos privados e a competitividade das empresas locais”, garante o diretor da ACIRS, Eduardo Schroeder.

Pavan garantiu que trabalhar� junto aos acionistas da SCG�s para viabilizar a obra no menor espa�o de tempo poss�vel. “N�o h� progresso e desenvolvimento sem o g�s e o combust�vel � indispens�vel aos munic�pios do Alto Vale”. Ranzolin enfatizou o papel do g�s em longo prazo, mencionando que o custo do metro c�bico que chega � ind�stria via tubula��o � de R$ 0,86. “Se for levado de caminh�o custa no m�nimo, o dobro”.

A audi�ncia tamb�m foi acompanhada pelo presidente da Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Alaor Francisco Tissot; pelo vice-presidente da FACISC para o Alto Vale, Heinz Kurtz; pelo vice-prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, pelos prefeitos de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas; de Tai�, Ademar Dalfovo, de Petrol�ndia, Erimar Jos� Senen; e pelos secret�rios executivos da ACIRS, do SIMMMERS e da AMAVI.

A ACIRS aproveitou a audi�ncia para reivindicar a san��o do Projeto de Lei que institui a Regi�o Metropolitana do Alto Vale, aprovado na Assembleia Legislativa no in�cio do m�s. A entidade ainda convidou o governador para que o projeto seja assinado em Rio do Sul.