Aluno do Geração Empreendedora conhece Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 27/10/2017
Aluno do Geração Empreendedora conhece Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul
Foto: ACIRS

Na tarde desta sexta-feira,27, o aluno da Escola de Educação Básica Professor Henrique Silva Fontes, Samuel Ferreira da Costa Junior, conheceu a sede dos Bombeiros Militares de Rio do Sul. Segundo o jovem, um sonho que tinha desde criança.

Quem acompanhou o aluno do Geração Empreendedora e explicou como acontecem todos os processos do quartel, foi o sargento Rodrigo Manoel Adão. O jovem Samuel pôde esclarecer várias dúvidas entre elas a do processo para ingressar na carreira militar.

O sargento contou a história do Corpo de Bombeiros em Rio do Sul da fundação até os dias atuais. “Receber jovens que gostam do nosso serviço e que querem ingressar nesta carreira, para gente é um orgulho. É a oportunidade de explicarmos o que desempenhamos e como realizamos isso. É também o momento de mostramos todo o grupo que está por trás das atividades do quartel, que não realizamos nada sozinhos”, conta o sargento do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, Rodrigo Manoel Adão.

O estudante conheceu toda a estrutura administrativa e operacional do quartel, conversou com diversos bombeiros e com a capitã Priscila onde aprendeu sobre as atividades que cada um desempenha. Além disso, teve a oportunidade de vestir a roupa de combate a incêndio, para viver um pouco da experiência que os profissionais passam.

Os carros e caminhões não passaram despercebidos pelo estudante, do segundo ano do ensino médio. O jovem pôde entender as atividades que são desempenhadas por meio de cada carro. Um exemplo foi a viatura ASU – Auto Socorro de Urgência- destinada a atendimento de primeiros socorros, vítimas de acidente de trânsito, de trabalho, picadas de animais peçonhentos, mal súbito (desmaios, intoxicações) e quedas.

“Conhecer o Corpo de Bombeiros foi uma experiência incrível. Só tinha visto toda esta estrutura em filmes, mas a realidade é muito melhor”, conta o aluno do Geração Empreendedora, Samuel Ferreira da Costa Junior.

O projeto Geração Empreendedora é um programa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que tem como objetivo despertar a cultura associativista e empreendedora em estudantes do segundo ano do ensino médio.

Para Samuel participar do projeto foi o momento de pensar no futuro e enxergar novas possibilidades. “O que aprendi no Geração Empreendedora, vi durante a visita no quartel, o trabalho em equipe, cada bombeiro tem sua função, mas todos precisam trabalhar juntos para que o processo aconteça”, comenta.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria