Arquitetos participam de capacitação na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 30/11/2015
Arquitetos participam de capacitação na ACIRS
Capacitação arquitetos

A iniciativa em realizar o curso foi do Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), para oferecer aos profissionais uma oportunidade de aperfeiçoar o funcionamento dos escritórios de arquitetura e engenharia. A capacitação aconteceu em três etapas, no dia 16 de outubro e nos dias 27 e 28 de novembro, e permitiu que os participantes conhecessem instrumentos e modelos para entenderem seus escritórios como uma empresa, que precisa ser administrada conforme as teorias clássicas e modernas de Administração e Estratégia.

O responsável pela transmissão dos conhecimentos, Ênio Padilha, é engenheiro eletricista, mestre em administração, autor de oito livros e ministra cursos e palestras em todo o Brasil. Padilha explicou o que é empreendedorismo, quais as ferramentas de gestão disponíveis, como devem ser sistematizados os processos e como é feito o controle de qualidade. A seleção de colaboradores, as capacitações e a definição de uma política de trabalho também fizeram parte da exposição, assim como a administração financeira e o marketing. “É necessário fazer o controle financeiro da empresa, pois este é um dos principais indicadores da gestão”, explicou.

Ressaltou ainda a importância do marketing para ampliar a área de atuação dos profissionais, que não precisa se restringir à cidade ou região onde estão instalados. “Os escritórios devem ter uma estratégia que permita atender clientes em outras regiões, utilizando como apoio as tecnologias de comunicação”, completou o professor.

A nucleada Bianca Lemkuhl aproveitou as dicas. “O treinamento ajudará a organizar melhor a gestão dos escritórios. Normalmente não temos isso na academia. Aprendemos com o curso, por exemplo, que é preciso separar as contas pessoais das contas da empresa. Também vimos outras opções para calcular a cobrança pelos serviços e quais as ferramentas para profissionalizar a administração, para nos tornarmos gestores dos nossos negócios”, afirmou Bianca.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria