Bombeiro realiza palestra na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 10/03/2015
Bombeiro realiza palestra na ACIRS
Reunião de segunda-feira, 09 de março

Profissionais do Núcleo de Prestadores de Serviço da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e empresários ligados ao setor da construção civil ouviram atentamente as orientações oferecidas pelo sargento Renato Holler. Ele explicou quais as funções fiscalizatórias dos Bombeiros nas obras de edificações e como é a estrutura do Batalhão para atender a demanda. “Somos um órgão autônomo, que não depende de prefeitura, polícias civil ou militar para exercer os trabalhos de vistoria”, disse Holler.

No encontro foram citadas as principais regras vigentes na legislação, entre elas a Instrução Normativa 001, sobre Normas de Segurança Contra Incêndios, que trata especificamente das atividades técnicas. “A legislação muda constantemente em função de equipamentos novos que chegam no mercado da construção civil”. O sargento falou ainda dos encaminhamentos que os profissionais precisam fazer junto aos Bombeiros quando decidem registrar uma empresa para formalizar o trabalho.

Os nucleados tiraram dúvidas sobre segurança nas construções, cada uma inerente ao tipo de atividade como pedreiro, eletricista, encanador, jardineiro, entre outras. As normas para os extintores de incêndio, luzes de segurança, e demais equipamentos, também fizeram parte do bate-papo. O grupo ficou sabendo, inclusive, que a lei municipal que hoje determina que o botijão de gás seja mantido em um abrigo, do lado de fora das residências, foi uma sugestão dos Bombeiros de Rio do Sul para a Câmara de Vereadores e, que essa iniciativa foi pioneira no estado.

“A apresentação foi bastante esclarecedora. Ele respondeu todas as perguntas, cumprindo com o objetivo da palestra de esclarecer as dúvidas específicas de cada profissional do núcleo”, comentou o nucleado, Gilberto Raulino.

Para fazer parte do Núcleo de Prestadores de Serviço os interessados podem entrar em contato com a consultora Samira Rudolf pelo telefone (47) 3531-0500.