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BR-470: ACIRS divulga balanço oficial de audiência pública

Sala de Imprensa: Notícias 12/07/2007
BR-470: ACIRS divulga balanço oficial de audiência pública

BR-470: ACIRS divulga balan�o oficial de audi�ncia p�blica


 


O Governo Federal deve licitar at� mar�o de 2008 os projetos de engenharia para a duplica��o da BR-470 (Navegantes a Indaial) e para as Melhorias Operacionais da rodovia at� o munic�pio de Pouso Redondo. O an�ncio foi feito pelo Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, Jo�o Jos� dos Santos, durante audi�ncia promovida pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) na tarde da sexta-feira, 6.


Alguns dos passos burocr�ticos rumo � duplica��o dos primeiros 74 quil�metros da BR-470 j� sa�ram do papel. A previs�o do DNIT � anunciar a empresa vencedora da concorr�ncia p�blica para a elabora��o dos estudos ambientais (EIA-RIMA) at� a ter�a-feira, 17. Em Bras�lia, a Comiss�o de Licita�es do DNIT, estuda a solu��o para dois pedidos de impugna��o deste edital, solicitados pelo Conselho Regional de Biologia, com sede em Porto Alegre (RS) e pela empresa FERMA Engenharia, de Curitiba (PR). �Tudo o que n�s n�o precisamos agora � que esses pedidos de impugna��o atrasem o andamento da duplica��o�, afirmou a senadora Ideli Salvatti, que participou da audi�ncia.  


O DNIT deve lan�ar nas pr�ximas semanas a concorr�ncia p�blica para contrata��o do Estudo de Viabilidade T�cnica e Econ�mica (EVTE) da 470. �Uma importante vit�ria foi ampliar a abrang�ncia deste estudo para toda a rodovia, e n�o somente para o trecho inclu�do no Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC)�, afirmou Jo�o Jos� dos Santos. Com o EVTE, que deve ser conclu�do at� o final do ano, o DNIT poder� lan�ar os editais para a contrata��o dos projetos de engenharia para a duplica��o e para as obras nos trechos cr�ticos da rodovia, conhecidas como Melhorias Operacionais.


Com a prepara��o do edital de concorr�ncia p�blica para a elabora��o dos Estudos e Projetos de Melhorias Operacionais, o trecho de Indaial a Pouso Redondo (n�o inclu�do no PAC) dever� sofrer interven�es, como: corre�es geom�tricas na pista de rolamento; trevos e viadutos; travessias de pedestres; travessias urbanas; ruas laterais; sinaliza��o; e faixas adicionais de tr�fego para ve�culos lentos.


Algumas das Melhorias Operacionais previstas para o trecho est�o descritas em um Termo de Refer�ncia apresentado pela Unidade Local do DNIT de Rio do Sul � Superintend�ncia Regional (Ver tabela abaixo). Por�m, o relat�rio completo das interven�es deve ser definido apenas na elabora��o do EVTE.


Para que estas obras sejam executadas, ser� fundamental o empenho da bancada catarinense em Bras�lia. De acordo com o relator do Plano Plurianual (PPA), deputado federal Carlos Vignatti, das quinze emendas coletivas destinadas aos parlamentares a cada ano, cinco t�m sido destinadas �s rodovias do estado. �E s�o as maiores emendas, o que potencializa os investimentos�.


Para a senadora Ideli Salvatti, s� foi poss�vel colocar a BR-470 no mapa do Minist�rio dos Transportes devido a organiza��o da sociedade, como h� muito tempo n�o se via em uma regi�o de Santa Catarina. �N�s vamos duplicar a 470. N�o sei se n�s vamos conseguir fazer isto at� o final do segundo mandato do presidente Lula. Mas que vai come�ar, vai�, garantiu.


Al�m da senadora e do relator do PPA, cerca de cem autoridades participaram da audi�ncia, entre elas: o coordenador do F�rum Parlamentar Catarinense, deputado federal Jo�o Matos; a vice-presidente da Assembl�ia Legislativa, deputada estadual Ana Paula Lima; o deputado estadual Jailson Lima da Silva; o superintendente Regional da PRF em Santa Catarina, Luiz Ademar Paes; a presidente em exerc�cio da FACISC, Maria Izabel Pinheiro Sandri; o presidente da ACIRS, Lino Rohden; secret�rios de estado, prefeitos, vereadores e presidentes de associa�es empresariais.


 


ACOMPANHE ABAIXO OS TRECHOS CR�TICOS J� APONTADOS PELO TERMO DE REFER�NCIA PARA A ELABORA��O DE PROJETOS DE MELHORIA:


 


CORRE��O GEOM�TRICA DA PISTA COM POSS�VEIS E NECESS�RIOS REPAROS NO PAVIMENTO:


 


1 – Segmento entre interse��o com a BR-101 e Gaspar � previs�o de 10 subsegmentos.


LOCAL: km 20 a km 73)


SERVI�OS: Avaliar os pontos com adensamento acentuado e tamb�m subsegmentos com rompimento de estrutura do pavimento.


 


2 � Antiga pedreira utilizada na pavimenta��o do subtrecho Gaspar � Blumenau.


LOCAL: km 45


SERVI�OS: Avaliar a retifica��o do tra�ado.


 


PROJETOS DE INTERSE��ES:


 


1 � Acesso a Gaspar


LOCAL: km 37,3


SERVI�OS: Estudar r�tula alongada com alargamento no LD


 


2 � Rua 1� de Janeiro (Blumenau)


LOCAL: km 52,8


SERVI�OS: Projetar passagem inferior


 


3 � Rua Ari Barroso (Blumenau)


LOCAL: km 54,1


SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto


 


4 � Acesso a Pomerode


LOCAL: km 59,1


SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto


 


5 � Rua Bag� / Rua May Kechele (Indaial)


LOCAL: km 68,4


SERVI�OS: Projetar nova interse��o


 


6 – Acesso a Timb�


LOCAL: km 70


SERVI�OS: Avaliar ponte sobre o Rio Benedito e tratar a incorpora��o de acesso a Timb�


 


7 � Acesso a Rodeio


LOCAL: km 87,3


SERVI�OS: Projetar nova interse��o com rotat�ria


 


8 � Acesso a Ascurra


LOCAL: km 90,7


SERVI�OS: Prever interse��o com rotat�ria


 


9 � Acesso a Lontras


LOCAL: km 130,4


SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto


10 � Acesso ao Bairro Itoupava (Rio do Sul)


LOCAL: km 139,3


SERVI�OS: Prever melhoramentos


 


11 � Acesso a Unidade de Ensino junto � r�tula alongada do acesso a Rio do Sul


LOCAL: km 141


SERVI�OS: Prever acesso


 


12 � Acesso ao Distrito de Aterrado Torto (Pouso Redondo)


LOCAL: km 170


SERVI�OS: Projetar interse��o. Avaliar solu��o com rua lateral. Procurar afastar interse��o da ponte.


 


TRAVESSIAS PARA PEDESTRES E ESTUDOS E PROJETOS DE TRAVESSIAS URBANAS PROBLEM�TICAS


 


a)       Travessia para pedestres com implanta��o de equipamentos apropriados:


 


1 � Gaspar


LOCAL: km 37,3


SERVI�OS: Estudar juntamente com nova interse��o


 


2 � Blumenau


LOCAL: km 54


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


3 � Blumenau


LOCAL: km 58,5


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


4 � Blumenau


LOCAL: km 61


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


5 � Blumenau


LOCAL: km 62


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


6 � Blumenau


LOCAL: km 64


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


7 � Indaial


LOCAL: km 66


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


8 � Indaial


LOCAL: km 70,9


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


9 � Rio do Sul


LOCAL: km 140,0


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


10 � Rio do Sul


LOCAL: km 140,1


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


11 � Rio do Sul


LOCAL: km 141


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


12 � Rio do Sul


LOCAL: km 174


SERVI�OS: Promover estudos com contagens


 


b)       Travessia para pedestres utilizando equipamentos existentes


 


1 � Blumenau � Ponte sobre o Rio Testo


LOCAL: km 59,5


SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte


 


2 � Indaial � Ponte sobre o Ribeir�o Mulde


LOCAL: km 68,5


SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte


 


3 � Indaial � Ponte sobre o Rio Benedito


LOCAL: km 69,9


SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte


 


TRAVESSIAS URBANAS


 


1 � Api�na


LOCAL: km 99


SERVI�OS: Estudar implanta��o de ilha de ref�gio


 


2 � Api�na


LOCAL: km 98,5 a 101


SERVI�OS: Estudar travessia com humaniza��o


 


RUAS LATERAIS


 


1 � Blumenau


LOCAL: km 53,2 a 55


SERVI�OS: Projetar prolongamentos da rua lateral at� o quil�metro 55.


 


2 � Blumenau


LOCAL: km 57 a 58,1


SERVI�OS: Projetar rua lateral e �rea para estacionamento


 


3 � Indaial


LOCAL: km 64,2 a 66,5


SERVI�OS: Projetar rua lateral para pedestres e ciclistas


 


MELHORAMENTOS


 


1 � Blumenau e Indaial


LOCAL: km 62 a 64


SERVI�OS: Projetar faixa adicional no LE


 


2 � Interse��o com a BR-101 a Pouso Redondo


LOCAL: km 9 a 180


SERVI�OS: Avaliar toda a sinaliza��o vertical e horizontal ao longo do segmento e para as novas situa�es projetadas


 


3 � Estudo de faixa adicional de tr�fego para ve�culos lentos e sinaliza��o


LOCAL: Em pontos necess�rios ao longo da rodovia


 


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DEPOIMENTOS:


 


Lino Rohden � Presidente da ACIRS


�O nosso objetivo foi trazer respostas para a comunidade do Alto Vale. Al�m dessa obra ser uma reivindica��o de longa data, do Vale, do Planalto e de todo o Oeste, todos n�s sabemos que a 470 tem emperrado o desenvolvimento econ�mico do estado�.


 


Jo�o Jos� dos Santos � Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina


�Os prazos s�o obrigados a serem seguidos e esta � uma obra colocada como prioridade no governo Lula. Por estar no PAC, esta � uma obra � irrevers�vel. Em 2003, n�s fal�vamos que as obras na 101 Sul eram irrevers�veis, e assim n�s acreditamos tamb�m que ser� com a BR-470�.


 


Jo�o Batista Matos � Deputado Federal e coordenador do F�rum Parlamentar Catarinense  


�O foco das aten�es em termos de transporte rodovi�rio mudaram da 101 para a 470. E esse entendimento existe n�o somente por parte dos componentes do f�rum, mas existe tamb�m por parte do ministro dos Transportes e do DNIT�.


 


Ana Paula Lima � Deputada Estadual e vice-presidente da ALESC


�Essa obra j� foi palanque para muitos pol�ticos. Mas dessa vez, n�o. Dessa vez nos n�o temos partidos e estamos juntos para cumprir esse compromisso. Certamente estaremos juntos na inaugura��o da duplica��o da BR-470�.


 


Jailson Lima da Silva � Deputado Estadual


�Vim para o Alto Vale no final de 1987 e naquela �poca a 470 j� era motivo de debate. E a gente v� que agora est� indo. Temos a satisfa��o de termos na nossa regi�o lideran�as expressivas nessa luta. Tem gente e entidades lutando por essas mudan�as�.

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