BR-470: ACIRS divulga balan�o oficial de audi�ncia p�blica
O Governo Federal deve licitar at� mar�o de 2008 os projetos de engenharia para a duplica��o da BR-470 (Navegantes a Indaial) e para as Melhorias Operacionais da rodovia at� o munic�pio de Pouso Redondo. O an�ncio foi feito pelo Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, Jo�o Jos� dos Santos, durante audi�ncia promovida pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) na tarde da sexta-feira, 6.
Alguns dos passos burocr�ticos rumo � duplica��o dos primeiros 74 quil�metros da BR-470 j� sa�ram do papel. A previs�o do DNIT � anunciar a empresa vencedora da concorr�ncia p�blica para a elabora��o dos estudos ambientais (EIA-RIMA) at� a ter�a-feira, 17. Em Bras�lia, a Comiss�o de Licita�es do DNIT, estuda a solu��o para dois pedidos de impugna��o deste edital, solicitados pelo Conselho Regional de Biologia, com sede em Porto Alegre (RS) e pela empresa FERMA Engenharia, de Curitiba (PR). �Tudo o que n�s n�o precisamos agora � que esses pedidos de impugna��o atrasem o andamento da duplica��o�, afirmou a senadora Ideli Salvatti, que participou da audi�ncia.
O DNIT deve lan�ar nas pr�ximas semanas a concorr�ncia p�blica para contrata��o do Estudo de Viabilidade T�cnica e Econ�mica (EVTE) da 470. �Uma importante vit�ria foi ampliar a abrang�ncia deste estudo para toda a rodovia, e n�o somente para o trecho inclu�do no Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC)�, afirmou Jo�o Jos� dos Santos. Com o EVTE, que deve ser conclu�do at� o final do ano, o DNIT poder� lan�ar os editais para a contrata��o dos projetos de engenharia para a duplica��o e para as obras nos trechos cr�ticos da rodovia, conhecidas como Melhorias Operacionais.
Com a prepara��o do edital de concorr�ncia p�blica para a elabora��o dos Estudos e Projetos de Melhorias Operacionais, o trecho de Indaial a Pouso Redondo (n�o inclu�do no PAC) dever� sofrer interven�es, como: corre�es geom�tricas na pista de rolamento; trevos e viadutos; travessias de pedestres; travessias urbanas; ruas laterais; sinaliza��o; e faixas adicionais de tr�fego para ve�culos lentos.
Algumas das Melhorias Operacionais previstas para o trecho est�o descritas em um Termo de Refer�ncia apresentado pela Unidade Local do DNIT de Rio do Sul � Superintend�ncia Regional (Ver tabela abaixo). Por�m, o relat�rio completo das interven�es deve ser definido apenas na elabora��o do EVTE.
Para que estas obras sejam executadas, ser� fundamental o empenho da bancada catarinense em Bras�lia. De acordo com o relator do Plano Plurianual (PPA), deputado federal Carlos Vignatti, das quinze emendas coletivas destinadas aos parlamentares a cada ano, cinco t�m sido destinadas �s rodovias do estado. �E s�o as maiores emendas, o que potencializa os investimentos�.
Para a senadora Ideli Salvatti, s� foi poss�vel colocar a BR-470 no mapa do Minist�rio dos Transportes devido a organiza��o da sociedade, como h� muito tempo n�o se via em uma regi�o de Santa Catarina. �N�s vamos duplicar a 470. N�o sei se n�s vamos conseguir fazer isto at� o final do segundo mandato do presidente Lula. Mas que vai come�ar, vai�, garantiu.
Al�m da senadora e do relator do PPA, cerca de cem autoridades participaram da audi�ncia, entre elas: o coordenador do F�rum Parlamentar Catarinense, deputado federal Jo�o Matos; a vice-presidente da Assembl�ia Legislativa, deputada estadual Ana Paula Lima; o deputado estadual Jailson Lima da Silva; o superintendente Regional da PRF em Santa Catarina, Luiz Ademar Paes; a presidente em exerc�cio da FACISC, Maria Izabel Pinheiro Sandri; o presidente da ACIRS, Lino Rohden; secret�rios de estado, prefeitos, vereadores e presidentes de associa�es empresariais.
ACOMPANHE ABAIXO OS TRECHOS CR�TICOS J� APONTADOS PELO TERMO DE REFER�NCIA PARA A ELABORA��O DE PROJETOS DE MELHORIA:
CORRE��O GEOM�TRICA DA PISTA COM POSS�VEIS E NECESS�RIOS REPAROS NO PAVIMENTO:
1 – Segmento entre interse��o com a BR-101 e Gaspar � previs�o de 10 subsegmentos.
LOCAL: km 20 a km 73)
SERVI�OS: Avaliar os pontos com adensamento acentuado e tamb�m subsegmentos com rompimento de estrutura do pavimento.
2 � Antiga pedreira utilizada na pavimenta��o do subtrecho Gaspar � Blumenau.
LOCAL: km 45
SERVI�OS: Avaliar a retifica��o do tra�ado.
PROJETOS DE INTERSE��ES:
1 � Acesso a Gaspar
LOCAL: km 37,3
SERVI�OS: Estudar r�tula alongada com alargamento no LD
2 � Rua 1� de Janeiro (Blumenau)
LOCAL: km 52,8
SERVI�OS: Projetar passagem inferior
3 � Rua Ari Barroso (Blumenau)
LOCAL: km 54,1
SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto
4 � Acesso a Pomerode
LOCAL: km 59,1
SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto
5 � Rua Bag� / Rua May Kechele (Indaial)
LOCAL: km 68,4
SERVI�OS: Projetar nova interse��o
6 – Acesso a Timb�
LOCAL: km 70
SERVI�OS: Avaliar ponte sobre o Rio Benedito e tratar a incorpora��o de acesso a Timb�
7 � Acesso a Rodeio
LOCAL: km 87,3
SERVI�OS: Projetar nova interse��o com rotat�ria
8 � Acesso a Ascurra
LOCAL: km 90,7
SERVI�OS: Prever interse��o com rotat�ria
9 � Acesso a Lontras
LOCAL: km 130,4
SERVI�OS: Prever interse��o com viaduto
10 � Acesso ao Bairro Itoupava (Rio do Sul)
LOCAL: km 139,3
SERVI�OS: Prever melhoramentos
11 � Acesso a Unidade de Ensino junto � r�tula alongada do acesso a Rio do Sul
LOCAL: km 141
SERVI�OS: Prever acesso
12 � Acesso ao Distrito de Aterrado Torto (Pouso Redondo)
LOCAL: km 170
SERVI�OS: Projetar interse��o. Avaliar solu��o com rua lateral. Procurar afastar interse��o da ponte.
TRAVESSIAS PARA PEDESTRES E ESTUDOS E PROJETOS DE TRAVESSIAS URBANAS PROBLEM�TICAS
a) Travessia para pedestres com implanta��o de equipamentos apropriados:
1 � Gaspar
LOCAL: km 37,3
SERVI�OS: Estudar juntamente com nova interse��o
2 � Blumenau
LOCAL: km 54
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
3 � Blumenau
LOCAL: km 58,5
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
4 � Blumenau
LOCAL: km 61
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
5 � Blumenau
LOCAL: km 62
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
6 � Blumenau
LOCAL: km 64
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
7 � Indaial
LOCAL: km 66
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
8 � Indaial
LOCAL: km 70,9
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
9 � Rio do Sul
LOCAL: km 140,0
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
10 � Rio do Sul
LOCAL: km 140,1
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
11 � Rio do Sul
LOCAL: km 141
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
12 � Rio do Sul
LOCAL: km 174
SERVI�OS: Promover estudos com contagens
b) Travessia para pedestres utilizando equipamentos existentes
1 � Blumenau � Ponte sobre o Rio Testo
LOCAL: km 59,5
SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte
2 � Indaial � Ponte sobre o Ribeir�o Mulde
LOCAL: km 68,5
SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte
3 � Indaial � Ponte sobre o Rio Benedito
LOCAL: km 69,9
SERVI�OS: Estudar travessia sob a ponte
TRAVESSIAS URBANAS
1 � Api�na
LOCAL: km 99
SERVI�OS: Estudar implanta��o de ilha de ref�gio
2 � Api�na
LOCAL: km 98,5 a 101
SERVI�OS: Estudar travessia com humaniza��o
RUAS LATERAIS
1 � Blumenau
LOCAL: km 53,2 a 55
SERVI�OS: Projetar prolongamentos da rua lateral at� o quil�metro 55.
2 � Blumenau
LOCAL: km 57 a 58,1
SERVI�OS: Projetar rua lateral e �rea para estacionamento
3 � Indaial
LOCAL: km 64,2 a 66,5
SERVI�OS: Projetar rua lateral para pedestres e ciclistas
MELHORAMENTOS
1 � Blumenau e Indaial
LOCAL: km 62 a 64
SERVI�OS: Projetar faixa adicional no LE
2 � Interse��o com a BR-101 a Pouso Redondo
LOCAL: km 9 a 180
SERVI�OS: Avaliar toda a sinaliza��o vertical e horizontal ao longo do segmento e para as novas situa�es projetadas
3 � Estudo de faixa adicional de tr�fego para ve�culos lentos e sinaliza��o
LOCAL: Em pontos necess�rios ao longo da rodovia
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DEPOIMENTOS:
Lino Rohden � Presidente da ACIRS
�O nosso objetivo foi trazer respostas para a comunidade do Alto Vale. Al�m dessa obra ser uma reivindica��o de longa data, do Vale, do Planalto e de todo o Oeste, todos n�s sabemos que a 470 tem emperrado o desenvolvimento econ�mico do estado�.
Jo�o Jos� dos Santos � Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina
�Os prazos s�o obrigados a serem seguidos e esta � uma obra colocada como prioridade no governo Lula. Por estar no PAC, esta � uma obra � irrevers�vel. Em 2003, n�s fal�vamos que as obras na 101 Sul eram irrevers�veis, e assim n�s acreditamos tamb�m que ser� com a BR-470�.
Jo�o Batista Matos � Deputado Federal e coordenador do F�rum Parlamentar Catarinense
�O foco das aten�es em termos de transporte rodovi�rio mudaram da 101 para a 470. E esse entendimento existe n�o somente por parte dos componentes do f�rum, mas existe tamb�m por parte do ministro dos Transportes e do DNIT�.
Ana Paula Lima � Deputada Estadual e vice-presidente da ALESC
�Essa obra j� foi palanque para muitos pol�ticos. Mas dessa vez, n�o. Dessa vez nos n�o temos partidos e estamos juntos para cumprir esse compromisso. Certamente estaremos juntos na inaugura��o da duplica��o da BR-470�.
Jailson Lima da Silva � Deputado Estadual
�Vim para o Alto Vale no final de 1987 e naquela �poca a 470 j� era motivo de debate. E a gente v� que agora est� indo. Temos a satisfa��o de termos na nossa regi�o lideran�as expressivas nessa luta. Tem gente e entidades lutando por essas mudan�as�.