Canvas: Um modelo de planejamento simplificado e flexível

Sala de Imprensa: Notícias 21/10/2015
Canvas: Um modelo de planejamento simplificado e flexível
Innovation Day ACIRS

Flexibilidade. Este é um dos principais aspectos do Modelo de Negócios Canvas. A ferramenta propõe um resumo dos elementos de um negócio, que pode ser descrito em uma tela apenas. O planejamento feito pelo Canvas é rápido e fácil para que o empreendedor pense seu negócio, coloque a ideia no papel e parta para a ação.

O modelo, criado pelo sueco Alexander Osterwalder, aponta nove elementos essenciais que compõem um negócio. Longe de um plano de negócios, o Canvas é muito mais simples, pois traduz visualmente o funcionamento do empreendimento, favorecendo a compreensão. Este aspecto chamou a atenção do casal Ricardo e Valdirene Pedroso, que pretendem abrir uma empresa. Eles participaram da oficina e disseram já ter em mente um planejamento, mas a partir de agora devem colocar os planos no papel. “O Canvas chama a atenção pela clareza para visualizar todo o processo”, afirmou Ricardo. “Além da possibilidade de fazer mudanças rápidas neste planejamento”, completou Valdirene.

Canvas é dividido nos seguintes quadros: segmentos de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receitas, principais atividades, recursos chave, parcerias e estrutura de custos. O modelo é dinâmico, já que as diretrizes apontadas para cada quadro são anotadas em post-its, possibilitando reformulações e retomada do planejamento mais rapidamente. “Quando a pessoa faz um planejamento longo, tem a tendência de se apegar àquelas ideias. O Canvas propõe o contrário, não queremos nos prender a ideias ultrapassadas, nada é permanente. É fundamental se reinventar para sobreviver no mercado”, explicou o professor que ministrou a oficina, Douglas Heinz.

Por ser flexível, o Canvas pode ser usado por futuros empreendedores ou por aqueles que já têm uma empresa estabelecida, mas que querem fazer novos planejamentos. Também é possível criar modelos para diferentes produtos ou reunir todos os produtos em um só modelo. “É uma forma de simplificar o processo. Ao invés de relatórios, documentos extensos e burocráticos, que tornam as ações lentas, o empresário vai entender todo o negócio apenas olhando o quadro”, concluiu Heinz.