Capacitações marcam o Dia do Profissional em Segurança do Trabalho

Sala de Imprensa: Notícias 27/11/2015
Capacitações marcam o Dia do Profissional em Segurança do Trabalho
Cia dos Bonecos de Joinville apresentou a peça "Sipat Show"

A importância dos profissionais que atuam na prevenção de acidentes nas empresas foi reconhecida durante o evento do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST), na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). O grupo trouxe a Cia dos Bonecos, de Joinville, que apresentou a peça “Sipat Show”. A linguagem lúdica e descontraída do teatro lançou reflexões sobre a necessidade de valorizar os cuidados com a vida, principalmente por amor à família. A apresentação, com diferentes personagens e interação com o público, mostrou os tipos de comportamentos que colocam os colaboradores em risco, como a falta de uso dos Equipamentos Individuais de Segurança (EPIs).

A programação continuou com a palestra “Comunicação entre os colaboradores”, ministrada por Anderson Oliveira, do SENAI de Rio do Sul. “Antes de pensar em ter uma boa comunicação é preciso se conhecer e conhecer o público. Também é necessário ter competência técnica e social”, disse Oliveira, ao iniciar a palestra. Os conflitos na comunicação, o trabalho em equipe e a melhor maneira de gerenciar bons relacionamentos foram outros temas abordados por ele. “A comunicação é a base de qualquer tipo de relação e ela é formada em 93% por linguagem não verbal. Existem diferentes formas para se comunicar, pois também há diferentes interlocutores”, completou. A linguagem usada pelas novas gerações, que se fartam da tecnologia para se expressar, também fez parte das explanações de Oliveira.

A última atividade foi o workshop “Comunicação visual nas empresas”, coordenado por Fernanda Vieira, da agência de propaganda JFQuatro8. Com ela os participantes descobriram que uma comunicação eficaz provoca reações nas pessoas. Fernanda explicou como as informações visuais devem ser elaboradas para prender a atenção de quem as observa. Ela ainda alertou sobre equívocos como o excesso de elementos, que geram poluição visual e, deu dicas para a criação de peças informativas. Para concluir, respondeu algumas perguntas dos nucleados.

O Dia do Profissional em Segurança do Trabalho foi instituído em 27 de novembro de 1985, quando as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410.

Confira AQUI a galeria de fotos