Desde a sua criação em 2003 pelo Núcleo Jovem da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville) o Feirão do Imposto tem conquistado importantes resultados em busca de uma efetiva readequação da carga tributária nacional. Um exemplo disto foi a aprovação da obrigatoriedade da indicação dos impostos em cupons fiscais, por meio da Lei 12.741/2012.
Mas o projeto do CEJESC, que também é realizado nacionalmente pela CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários), sabe que ainda há um logo caminho para uma efetiva reforma tributária. E em busca de mostrar a importância do assunto, realiza a 12ª edição do Feirão do Imposto no dia 13 de setembro, simultaneamente em 32 cidades catarinenses.
E como a informação e educação são requisitos essenciais para que a população tenha conhecimento sobre o assunto a edição 2014 abordará a carga tributária incidente sobre produtos utilizados na educação. De acordo com a presidente do CEJESC, Liandra Nazário Nóbrega, os jovens empreendedores do conselho estão constantemente preocupados em promover benefícios à sociedade em que estão inseridos, justamente por acreditar que cada um pode contribuir para fazer um País melhor para empreender e, principalmente, para se viver. “No entanto, muitas das dificuldades hoje encontradas lastreiam-se em problemas decorrentes da educação e, portanto, deve ser este – a educação – o principal fator transformador da sociedade”, complementa.
A programação catarinense será realizada por 32 núcleos de jovens empreendedores instalados diferentes regiões do estado, representando cerca de 30% de toda a programação nacional. Além das ações informativas em algumas cidades serão comercializados combustíveis e alimentação com a isenção de impostos para o cliente final. “A ação de comercializar produtos sem impostos é adotada para mostrar que todos pagam taxas, independentemente da classe social. Desta forma, a conscientização da população é fundamental, pois só assim conseguiremos enxergar o quanto pagamos de impostos em um País que possui um sistema tributário construído para mascarar a sua elevada carga tributária”, explica Fabrício da Silva, Diretor do Feirão do Imposto em Santa Catarina. “Precisamos mudar o conformismo da população e a falta de cobrança para que medidas modificadores deste cenário sejam adotadas, e que cada um possa ter seu poder de consumo restabelecido, tendo retorno na prestação dos serviços básicos de saúde e educação”, finaliza.
Durante o Feirão do Imposto 2014 também estarão sendo recolhidas assinaturas para levar as propostas do Movimento Brasil Eficiente (MBE) para votação no Governo Federal e, com isso, efetivamente ser aplicada uma reforma tributária. O Feirão do Imposto 2014 é uma realização do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), através do Núcleo de Jovens empreendedores das cidades participantes. Apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).
Em Rio do Sul
O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul organizará na Praça Ermembergo Pellizzetti, no sábado dia 13 de setembro, uma ação de conscientização sobre a carga tributária.
O coordenador do Feirão do Imposto em Rio do Sul, Maicon Jean Basilio lembra que o principal objetivo do evento é informar a população sobre os tributos aplicados em todos os serviços e produtos adquiridos. Para exemplificar a alta carga tributária, o Núcleo apresentará uma modelo do livro Pátria Amada que reúne a Legislação Tributária Federal dos 27 estados, dos distritos e de quase os cinco mil municípios brasileiros. Ainda tem explicações de como funciona esse emaranhado de regras. O livro original, lançado em 2007 possui 43 mil páginas e seis toneladas de leis publicadas até 2007. Cada página tem 2,20 metros de altura por 1,40 metro de altura.
“Além destas estaremos demonstrando através dos produtos de educação a carga tributária que inflaciona o conhecimento no país. O impostômetro também estará exposto na praça apresentando em tempo real a arrecadação de impostos no Brasil”, destacou Maicon.
Os membros do núcleo estarão reunidos entre às 8h30min e 12 horas. Os interessados em conhecer mais o movimento e o Feirão do Imposto podem procurar o NJE na Praça Ermembergo Pellizzetti, no sábado dia 13 de setembro.