Carros são inspecionados gratuitamente em Santa Catarina

Sala de Imprensa: Notícias 30/08/2010
Carros são inspecionados gratuitamente em Santa Catarina

Os motoristas catarinenses ter�o uma for�a a mais no cuidado com seus carros em setembro, o m�s do tr�nsito. Em 20 cidades do Estado vai acontecer a Inspe��o Veicular Gratuita (IVG), um evento que incentiva o cuidado e a manuten��o preventiva dos ve�culos. Em Rio do Sul, o evento ocorre dia 18 de setembro, no p�tio da Catedral S�o Jo�o Batista.

Inspecionar gratuitamente as condi�es dos ve�culos automotores e oferecer um diagn�stico aos seus propriet�rios s�o os objetivos da IVG, um evento do N�cleo Estadual de Automec�nicas (NEA), que faz parte da FACISC � Federa��o das Associa�es Empresariais de SC, entidade que tamb�m ap�ia institucionalmente o evento. Em Rio do Sul, o N�cleo de Reparadores de Ve�culos da ACIRS junto ao NEA, montar� uma linha de inspe��o, onde os ve�culos ser�o inspecionados conforme uma lista de 20 itens. Ao final, o condutor receber� um diagn�stico do seu ve�culo. Al�m disso, ser�o realizadas a�es educativas com outros participantes do evento. A IVG acontece em Santa Catarina desde 1998. Foram realizadas uma m�dia de 22 inspe�es por ano e cerca de 40 mil carros foram examinados neste per�odo. No ano passado foram inspecionados 2.137 carros.

Segundo o Departamento Estadual de Tr�nsito (Detran/SC), o n�mero de ve�culos em julho de 2010 era de 3.313.191. Em julho de 2009 eram 3.069.872 no Estado. S�o 243.319 carros a mais rodando nas ruas. Um aumento de quase 8% na frota. Para o coordenador estadual do NEA, Marcos Adolar Thien, esse n�mero reflete em v�rios aspectos sociais que merecem aten��o especial da sociedade: polui��o, degrada��o ambiental e viol�ncia no tr�nsito.

Dados fornecidos pela Policia Rodovi�ria Estadual tamb�m assustam. Em 2009 foram 10.307 acidentes, 5.839 feridos e 282 mortos nas rodovias catarinenses. Em 2009, foram 9.797 acidentes, 5.974feridos e 300 mortos.  Atrav�s da IVG, o NEA pretende deflagrar a�es que contribuam para reduzir os impactos que os autom�veis causam na sociedade. �A manuten��o preventiva dos ve�culos, al�m de prevenir acidentes, gera menor consumo de combust�veis e, conseq�entemente, menor �ndice de polui��o do meio ambiente�, explica Thien.

A iniciativa vem alcan�ando resultados positivos tanto para o consumidor quanto para os mec�nicos e para os fornecedores. �Os benef�cios trazidos pela Inspe��o Veicular s�o in�meros. Al�m da redu��o no n�mero de acidentes, tamb�m h� uma diminui��o da polui��o urbana, economia de combust�vel e, principalmente, redu��o, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos das grandes cidades, muitas vezes causados pela falta de manuten��o dos ve�culos�, garante Thien.

Thien explica que o programa incentiva os clientes que participaram a voltarem para corrigir os defeitos dos seus ve�culos nas empresas participantes. �Serve como uma escola porque, a partir da inspe��o, a maioria das automec�nicas que fazem parte do n�cleo implanta a inspe��o na sua rotina da suas empresas�, explica.

Com o resultado das inspe�es foi poss�vel fazer um balan�o dos principais problemas nos carros da frota de Santa Catarina.

Maiores �ndices de reprova��o:

L�quido de Arrefecimento: 51,90%
Fluido do Freio: 44,55%