O Mentoring é uma ferramenta para o desenvolvimento profissional. Nele, pessoas com grande experiência transmitem seus conhecimentos por meio de conversas e debates. Foi em busca desses conhecimentos que os integrantes do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) participaram do mentoring na empresa Frahm/Hinor.
A visita foi realizada na tarde de quarta-feira, 07 de maio. O grupo foi recepcionado pela sócia, Helena Frahm Perfoll, que explicou a história da companhia, as dificuldades enfrentadas, as vitórias, a evolução dos produtos e as novas tecnologias implantadas. “É preciso acreditar no sonho e ter paciência para realizá-lo”, argumentou. Depois, complementou ela, é necessário criar um diferencial e ter como meta servir bem o cliente. “Nós temos hoje tecnologias únicas no Brasil. Vendemos o diferencial e não o preço”, ressaltou. A empresária também citou alguns valores importantes para o sucesso do negócio, entre eles o trabalho, determinação, amor e honestidade.
Em seguida, os visitantes foram divididos em três grupos, para um bate-papo com os diretores Hélio José Pamplona, Alberto Frahm e Dirceu Kniess, conforme a área de interesse: Administrativa/Financeira, Industrial, e Comercial.
O mentoring terminou com a visita no parque fabril, onde os empresários conheceram toda a logística interna da Hinor e Frahm, os materiais, máquinas e ferramentas, equipes, segurança e tecnologias utilizadas.
“Aproveitamos muito a troca de ideias, principalmente no grupo sobre a área administrativa e financeira. Estava tudo muito bem organizado, a recepção foi ótima. A lição que tiramos é que é preciso ter foco, determinação e não desistir. Dificuldades sempre existem, mas devemos aprender a lidar com elas. A história da Frahm é um exemplo, eles passaram por tantas dificuldades, mas hoje se estabilizaram e estão bem no mercado”, contou Sérgio de Souza, da Cia Canoinas de Papel.
O PGVE é realizado pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) em parceria com a Fundação Empreender e Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC)