Logomarca

Celesc apresenta novos padrões e exigências

Sala de Imprensa: Notícias 16/09/2015
Celesc apresenta novos padrões e exigências
Reunião Núcleo de prestadores de serviço

A norma revisada de Fornecimento de Energia Elétrica em Baixa Tensão, N-321.0001, da Celesc, foi publicada em agosto e entrará em vigor a partir de 1º de outubro, conforme afirmou Rafael Ferreira Vieira, superintendente técnico Comercial da Agência Regional da Celesc, em Rio do Sul. Ele participou da reunião do Núcleo de Prestadores de Serviço da Construção Civil, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), onde apresentou uma visão geral sobre a nova normativa, que orienta sobre a construção e instalação dos padrões de entrada para as unidades consumidoras.

Com a mudança, a caixa de medição de energia elétrica, que atualmente fica presa ao poste, virá embutida ao mesmo e já contendo a fiação do ramal de entrada. Além disso, o novo padrão virá com um Dispositivo de Proteção contra Surto (DPS), que irá evitar a queima de equipamentos nas residências por causa de manobras na rede ou descargas elétricas durante trovoadas. Outra exigência é que o poste com a caixa embutida seja instalado no limite da propriedade com a via pública para facilitar o acesso para leitura do medidor. “Foi muito interessante conhecer esses detalhes porque já vão estar valendo no mês que vem. Apesar de eu não trabalhar diretamente com isso, sempre é preciso saber o que determina a lei”, comentou o nucleado Valmor Weiss.

O objetivo da Celesc é agilizar a ligação da rede de energia. A padronização deverá reduzir o número de reprovações repetitivas das vistorias, já que hoje o formato de instalação adotado permite margens de erro. A regulamentação já deveria ter entrado em vigor há 90 dias. “Alguns fabricantes precisaram de mais tempo para adaptar a produção para o novo modelo de poste padronizado. Por isso o prazo foi prorrogado”, explicou Vieira.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui