Circuito Vale Europeu de Cicloturismo é apresentado na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 07/04/2015
Circuito Vale Europeu de Cicloturismo é apresentado na ACIRS
Reunião, 06 de abril, ACIRS

Tatiana Honczaryk, da Associação Vale das Águas, em Timbó (SC), esteve presente na reunião do NUTUR para falar sobre o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, criado há nove anos pela associação. O circuito foi o primeiro roteiro planejado para o cicloturismo no Brasil e abrange 350 quilômetros de estradas de terra, de nove municípios do Médio Vale do Itajaí, podendo ser percorrido em até sete dias, passando por pequenas cidades e vilas com colonização europeia e com toda infraestrutura necessária para os ciclistas.

Ela explicou como o projeto evoluiu ao longo do tempo, como é mantido, como participar e quais os eventos realizados, que reúnem ciclistas do Brasil e de outros países. “O cicloturismo desenvolve também os empreendimentos ligados a ele. Nada impede vocês de implantar um circuito aqui, pois essa região é muito linda”, ressaltou Tatiana. Ela se dispôs a fornecer todas as informações necessárias caso haja interesse em implantar algo parecido no Alto Vale.

A reunião contou com a participação do prefeito municipal, Garibaldi Antonio Ayroso, do vice, Jean de Liz, secretários municipais, empresários, representantes da Amavi e de associações de cicloturismo. “Somos favoráveis a essa ideia, pois sabemos da importância que o uso da bicicleta tem para a mobilidade urbana, salientando que Rio do Sul tem hoje cerca de 50 mil veículos”, alertou Gariba. A chefe da divisão de Turismo da prefeitura, Joana Pellizzetti, informou que já existe um circuito em Rio do Sul e que ele será reformulado para integrar mais municípios. Uma nova reunião será marcada pela ACIRS para que os envolvidos definam os próximos passos.

Outra pauta do encontro do NUTUR foi a apresentação do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (SIHORBS), que atende 41 municípios do Vale e Alto Vale. O executivo da entidade, Inácio Negherbon, comentou sobre a ideia de criar uma subdelegacia do sindicato em Rio do Sul. Ele já esteve na ACIRS no dia 24 de março, falando com os integrantes do Núcleo de Gastronomia, que vieram nesta reunião para propor uma visita ao sindicato. “Gostaríamos de formar uma parceria com o NUTUR para conhecermos in loco o trabalho do SIHORBS”, falou Valcir Kempner, integrante do Núcleo de Gastronomia.