Classe empresarial debate infraestrutura em reunião itinerante da FACISC

Sala de Imprensa: Notícias 27/06/2014
Classe empresarial debate infraestrutura em reunião itinerante da FACISC
Encontro foi realizado no Hotel Aliança Express, em Rio do Sul
No evento, que integrou a reunião de diretoria da entidade, cerca de 60 participantes discutiram e expuseram as preocupações e necessidades de um dos maiores gargalos do setor produtivo catarinense: a falta de infraestrutura.

Foram convidados para o painel o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado de Santa Catarina, Vissilar Pretto, o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, e o superintendente da CASAN para Região Norte/Alto Vale, César Cunha.

A ausência dos representantes do DNIT e do Governo do Estado frustrou os participantes, que esperavam ouvir respostas e conhecer os projetos previstos para o desenvolvimento de Santa Catarina, principalmente na área de infraestrutura rodoviária, tanto federal como estadual. “Foi uma falta de respeito para com a classe empresarial, que anseia por resultados efetivos”, comentou Ciro José Cerutti, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), entidade anfitriã do encontro.

Único convidado presente, na ocasião, o superintendente da CASAN, apresentou um panorama sobre o abastecimento de água e os investimentos sanitários na região. “Tivemos no passado períodos de poucos investimentos, mas hoje a realidade é outra. Temos investimentos que já começam a dar respostas para a população. Temos um montante de R$ 1,5 bilhão para investimento em 27 cidades do estado.”, pontuou o representante.

Na oportunidade foi sugerido pela 2ª vice-presidente da FACISC, Christiane Hufenussler, que a Central de Abastecimento faça uma campanha de conscientização do uso da água. “Ações como esta certamente encontrariam eco em nossas associações em todo o estado”, destacou Christiane.

O presidente da FACISC, Ernesto Reck, ressaltou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento socioeconômico. “Cabe à iniciativa pública e à privada pensarem juntas para encontrar as melhores soluções para os problemas que enfrentamos. Temos que nos unir para garantir que Santa Catarina cresça ainda mais no cenário econômico”, expôs Reck.

Além dos empresários, o evento também contou com a presença do presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Hugo Lembeck, que elogiou a iniciativa da FACISC em trazer o tema infraestrutura para debate e solicitou o apoio dos empresários nas discussões relacionadas ao Pacto Federativo. “Temos que nos unir e cada vez mais estreitar as parcerias para lutar pelas necessidades dos nossos municípios”, declarou o dirigente.

Confira aqui a galeria de fotos