Com atraso, traçado do Corredor Ferroviário deve ser conhecido em agosto

Sala de Imprensa: Notícias 08/05/2015
Com atraso, traçado do Corredor Ferroviário deve ser conhecido em agosto
Reunião na PROSUL, em Florianópolis

A nova previsão foi repassada na sexta-feira, 8, à Comissão Pró-Ferrovia do Vale do Itajaí pela PROSUL – empresa que lidera o consórcio responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade (EVTE-A), levantamento aerofotogramétrico e projeto básico da nova ferrovia.

No momento, a PROSUL aprimora os dados que serão entregues à VALEC no 4º Relatório de Andamento do EVTE-A e no Relatório de Análise Multicriterial. A previsão inicial, baseada nas normas de medição e pagamento do contrato, era do cumprimento desta etapa ainda no mês de março. O atraso na elaboração do EVTE-A implica maior espera para a definição do traçado diretriz da ferrovia, que deve acontecer antes da captação das imagens aéreas, a aerofotogrametria. Com elas será possível identificar com maior precisão as características do terreno e subsidiar a elaboração do projeto básico do Corredor Ferroviário.

Durante encontro realizado com representantes da Comissão na quarta-feira, 6, o coordenador de projetos do Departamento de Transportes da PROSUL, Robson Sebastiany, explicou a metodologia utilizada para a identificação do corredor preferencial, que dará origem ao traçado diretriz. Mais de 40 variáveis estão em análise, como as densidades populacional, hidrográfica e de outros modais de transporte, a declividade do terreno, as restrições ambientais e o produto interno bruto de cada município.

“Sobrepor os mapas com cada uma das variáveis é muito complexo, porque é necessário definir a dose de cada ingrediente”, explicou. Para o engenheiro, aspectos como o relevo devem possuir um peso maior na definição do traçado, pois influenciam diretamente nos custos de implantação e na viabilidade do empreendimento.

A integração do Corredor Ferroviário com outros projetos também foi discutida na reunião realizada em Florianópolis. De acordo com Sebastiany a Ferrovia Litorânea prevê a manutenção das linhas e dos pátios dentro dos complexos portuários de Imbituba e São Francisco do Sul. Em Itajaí, a Litorânea irá cruzar a cerca de cinco quilômetros de distância da BR-101.

Além de acompanhar a evolução dos estudos junto ao consórcio liderado pela PROSUL, a Comissão Pró-Ferrovia mantém contatos frequentes com a VALEC, em Brasília. O grupo trabalha agora para que um seminário seja realizado no Vale do Itajaí, antes das audiências públicas.

Participaram do encontro a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius, e a executiva da ACII, Olga Zanella. De Blumenau, estiveram presentes o presidente da ACIB, Carlos Tavares D’Amaral e o vice-presidente, Avelino Lombardi. A comitiva foi formada também pelo vice-presidente Regional da FIESC para o Alto Vale, Lino Rohden e pelo executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Cleber Stassun.