Como fomentar a inovação nas empresas

Sala de Imprensa: Notícias 16/05/2016
Como fomentar a inovação nas empresas
Foto: ACIRS

A inovação pode estar na gestão, atendimento ou em diferentes processos dentro de uma empresa. A expressão não está especificamente liga à aplicação de tecnologia ou adoção de meios digitais. Inovar pode ser pensar e planejar diferentes ações. “A inovação precisa trazer resultados, seja financeiro ou na economia de tempo ou dinheiro”, destaca a empresária.

Luana Cristina Theis é sócia- administradora da empresa Rioar Automação Industrial que em abril venceu a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, na categoria indústria. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa. “Muitas mudanças na gestão foram realizadas, ferramentas e métodos implementados, que foram necessárias para profissionalizar a empresa e torná-la competitiva no mercado, transformando-a em uma empresa forte e sólida”, explica Luana.

Nesta segunda-feira, 16, a empreendedora dividiu com o Núcleo de Informática da ACIRS, as práticas realizadas na Rioar, que visam fomentar a inovação. A empresa formou internamente um grupo de inovação, onde os funcionários são estimulados a sugerir ideias de novas ações e produtos. “Buscamos estimular e desenvolver a inovação dentro da empresa. Levamos cases de sucesso e ferramentas para a criação da inovação”, conta a empresária.

Os gestores e funcionários passam constantemente por capacitações, a fim de desenvolver as ideias com base em ferramentas, o que possibilita acompanhar os resultados alcançados, através de indicadores de desempenho.