Logomarca

Como manter a saúde auditiva

Sala de Imprensa: Notícias 08/04/2015
Como manter a saúde auditiva
Cuidados com a audição

Prevenção é a palavra que melhor define as ações do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). E foi pensando em prevenção que o grupo decidiu divulgar as orientações da fonoaudióloga Cristiane Souza Chede Maia, especialista em Audiologia Clínica e Saúde do Trabalhador.

Confira o que diz a profissional sobre A audição e o ruído no dia a dia:
 

A audição é um dos nossos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao cérebro. Os sons são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na frequência de cada onda sonora ouvimos diferentes tipos de sons.

A orelha é um órgão sensível, que capta as ondas sonoras para que nosso organismo inicie o processo de percepção e interpretação do som. Ao entrar pelo canal auditivo, as ondas sonoras fazem com que ocorram vibrações nos tímpanos (membrana timpânica), que é uma pele fina e rígida, que divide o canal auditivo e o ouvido médio. Os tímpanos também são os únicos elementos sensitivos do ouvido, já que os outros elementos apenas repassam as informações interpretadas por ele.

O ruído é um tipo de som que provoca efeitos nocivos no ser humano, sendo uma sensação auditiva desagradável, que interfere na percepção do som desejado. A perda induzida, provocada pelo ruído, é uma doença cada vez mais presente entre as pessoas, pois estamos expostos, a cada dia, de maneira mais frequente e contínua ao ruído, seja no trabalho, em casa, na rua e até nas atividades de lazer que exercemos.

A perda auditiva provocada por ruído é cumulativa e insidiosa, que cresce ao longo dos anos de exposição ao ruído associado no ambiente de trabalho; é uma doença de caráter permanente, irreversível e de evolução progressiva, passível totalmente de prevenção.

A maneira que podemos nos proteger dentro do ambiente de trabalho, em relação ao ruído, é a utilização efetiva e adequada dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – Protetores Auditivos -, cuja função é amenizar o ruído produzido no ambiente laboral. Em nosso dia a dia, devemos tomar alguns cuidados, evitando ambientes com ruído elevado, evitando uso de aparelhos de amplificação sonora (fones de ouvido) com volumes elevados e, nos protegendo sempre que formos utilizar equipamentos ruidosos.
 

Algumas dicas para manter sua saúde auditiva:

– Evite colocar objetos dentro da orelha para limpá-la (a cera é uma proteção que nosso corpo fabrica, não deve ser retirada com cotonetes ou outros objetos);

– Evite lugares com ruído muito intenso. Quando estiver numa festa, não fique muito perto da fonte sonora (caixas de som);

– Evite o uso de fones de ouvido para ouvir música, e quando o fizer, utilize um volume reduzido;

– Utilize o protetor auditivo (plug ou abafador) sempre que estiver no ambiente de trabalho.

Proteja-se, pois não há tratamento depois que a perda auditiva estiver instalada.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui