Comprar um imóvel requer planejamento

Sala de Imprensa: Notícias 19/09/2012
Comprar um imóvel requer planejamento

Ter uma casa pr�pria � o sonho da maioria dos brasileiros. A realiza��o desse desejo envolve diversas a�es, entre elas o financiamento. Para ter sucesso na compra de um im�vel, o N�cleo Imobili�rio (Nimob) da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) d� dicas de como se planejar e escolher as melhores op�es.

De acordo com o coordenador do Nimob, Volir Corr�a, o ideal � que a pessoa tenha um conhecimento pr�vio das op�es de cr�dito dispon�veis, para fazer uma boa escolha. �Escolher a melhor forma de financiar ou adquirir cr�dito para a compra de um im�vel n�o � t�o simples assim. Existem v�rios fatores que precisam ser levados em conta�, relata.

Volir explica que, atualmente, no mercado h� v�rias empresas que financiam im�veis com as mais diversificadas formas de pagamentos. �O que deve ser observado � como isso funciona na pr�tica. N�o adianta ter uma oferta fant�stica e n�o aplicar isso corretamente�, conta.

Al�m dessas observa�es � necess�rio que o financiamento seja planejado com anteced�ncia, j� que � um investimento a longo prazo. Para que todo o processo ocorra de forma tranquila, o Nimob d� algumas dicas:

*Tenha calma e avalie todas as op�es ao um plano de financiamento.

*N�o ultrapasse a 25% de sua renda l�quida. O ideal � n�o comprometer mais de um quarto dos rendimentos da fam�lia.

*Procure dar uma boa entrada em dinheiro, para diminuir o valor do financiamento.

* Escolha sempre o prazo mais curto para pagar o empr�stimo imobili�rio. O prop�sito � se livrar da d�vida o quanto antes.

*Utilize benef�cios como pagamento de f�rias e 13� sal�rio para quitar a d�vida. Mesmo que seja cobrada alguma taxa por adiantamento de valores, o valor que ir� economizar de juros, compensa o sacrif�cio.

�Tudo isso faz com que o processo ocorra de forma mais tranquila e dentro do padr�o de cada fam�lia ou investidor�, conclui Volir.