Conselho de Desenvolvimento é prioridade para a ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 22/09/2016
Conselho de Desenvolvimento é prioridade para a ACIRS
FOTO: ACIRS

Ao invés de uma lista de reivindicações, a ACIRS apresentou apenas um pedido aos candidatos a prefeito de Rio do Sul: o apoio ao projeto de Lei Complementar que institui o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codensul) e autoriza a instituição do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE).

“A ACIRS optou por apresentar um único pleito por entender que o Codensul é o instrumento que dará plenas condições para que Rio do Sul possa construir e executar a sua política de desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou o presidente Alex Ohf. Para a associação, a liderança exercida pela sociedade civil, instituições de ensino e os sindicatos patronais – proponentes do projeto – será fundamental para que o conselho seja um divisor de águas e mantenha suas atividades independente da vontade exclusiva do poder público.

A proposta apresentada aos candidatos é uma ferramenta de trabalho participativa, voluntária, qualificada, com foco no planejamento, na gestão e em projetos de desenvolvimento de longo prazo. “O objetivo principal é que este processo e os projetos transcendam as gestões e sejam conduzidos de forma decisiva pela comunidade e não somente pelo poder executivo”, destacou o secretário executivo da associação, Cleber Stassun. De acordo com o projeto, o Codensul será assistido e assessorado por Câmaras Técnicas, que garantirão a ampla participação das instituições interessadas nos assuntos em pauta; mesmo daquelas que não integrarem o plenário do conselho.

A discussão para a implantação de um novo arranjo institucional para o desenvolvimento econômico de Rio do Sul teve início em 2007, por meio da apresentação do Programa de Desenvolvimento Local (PRODL) de Maringá (PR). A proposta inicial previa, além da implantação do conselho e do fundo, a criação de uma Agência de Desenvolvimento Local – que segue em análise.

O novo arranjo dará base para o enfrentamento de questões como o êxodo de empresas, a atração de investimentos, a melhoria da infraestrutura e de outras áreas já mapeadas. “Quando falamos em investimento, Passo Fundo, Concórdia e Chapecó são exemplos positivos com relação ao conselho. Trouxeram, por exemplo, cursos de medicina que deram outras vocações para o município, então quero registrar o nosso compromisso de avançar com relação ao conselho, principalmente para que o empresário tenha um alento de uma perspectiva”, afirmou o candidato a prefeito Jean de Liz.

“Após análise e discussão colaborativa com a ACIRS, enviamos o projeto de lei complementar para a Câmara de Vereadores. Entendemos que a estrutura que será criada pelo Codensul trará excelentes resultados por meio da tríplice aliança entre governo, empresas e instituições de ensino, no estudo de soluções viáveis para o desenvolvimento socioeconômico de toda região do Alto Vale”, disse o candidato a reeleição, Garibaldi Ayroso.

“Nossa proposta é de que possamos em conjunto às entidades poder ter uma agência de desenvolvimento, e dá-la autonomia para que ela possa trabalhar junto às entidades que formam o conselho, que estará diretamente ligada ao fundo. É importante na questão de investimento em qualificação de mão de obra, nos investimentos estratégicos para o crescimento da nossa cidade em determinados setores”, destacou o candidato José Thomé.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria