Consórcio irá elaborar projetos para 13 aeroportos em Santa Catarina

Sala de Imprensa: Notícias 06/12/2013
Consórcio irá elaborar projetos para 13 aeroportos em Santa Catarina
O Banco do Brasil divulgou na quinta-feira, 5 de dezembro, que o cons�rcio formado pelas empresas IQS Engenharia e PJJ Malucelli (IQS-PJJ) ir� elaborar os estudos e projetos para interven�es nos 13 aeroportos catarinenses contemplados no Plano Regional de Avia��o do Programa de Investimento em Log�stica (PIL), do Governo Federal.

O Cons�rcio IQS-PJJ venceu a licita��o realizada pelo BB para 59 aer�dromos que integram a regi�o 4 do Plano Regional nos estados do Mato Grosso do Sul, Paran�, Rio Grande do Sul, S�o Paulo e Santa Catarina.

Em solo catarinense, a meta do Governo Federal � realizar investimentos nos aeroportos de Ca�ador, Chapec�, Conc�rdia, Forquilinha, Jaguaruna, Joa�aba, Joinville, Lages, Navegantes, S�o Joaquim, S�o Miguel do Oeste e Tr�s Barras. �Al�m destes, ser� contemplado o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto, que no futuro poder� ser estrat�gico tamb�m para o Alto Vale do Itaja�, considera o presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro Jos� Cerutti.

O Cons�rcio ser� respons�vel pela elabora��o de estudos de viabilidade t�cnica, estudos preliminares, anteprojetos, an�lise de projetos executivos, realiza��o de ensaios geot�cnicos e de pavimentos, sondagens e ensaios de campo, elabora��o de projeto executivo de funda�es e de urbaniza��o de cada s�tio aeroportu�rio.

Sobre o PIL Aeroportos

O Programa do Governo Federal foi lan�ado em dezembro de 2012 e contar� com investimentos, por meio do Fundo Nacional de Avia��o Civil (FNAC), da ordem de R$ 7,3 bilh�es na primeira etapa do Plano de Avia��o Regional para a renova��o de 270 aeroportos regionais de pequeno e m�dio porte, localizados em todo o territ�rio nacional.

A atua��o do Banco do Brasil no PIL Aeroportos envolver� a administra��o de parte dos recursos do FNAC destinados � moderniza��o, reforma, amplia��o e constru��o de aeroportos regionais. O BB ter� ainda as atribui�es de contratar, em nome da Uni�o, as obras, al�m de realizar a aquisi��o de bens e servi�os e do acompanhamento e fiscaliza��o dos projetos de investimentos em infraestrutura em 241 aeroportos regionais, que representam, aproximadamente, 90% do total de aeroportos do referido Programa governamental.