Consultores do Programa Empreender conhecem modelo de gestão da Associação Chapecoense de Futebol

Sala de Imprensa: Notícias 24/07/2015
5º Seminário de Consultores do Empreender

O dirigente esportivo lembrou que o Clube passou por um divisor de águas quando, em 2005, a classe empresarial chapecoense abraçou um time praticamente falido que acumulava uma dívida de 1,5 milhão de reais. Dois anos depois, em 2007, a equipe voltou a conquistar títulos e apresentar bons resultados.

Atualmente, a estrutura de pessoal da Chapecoense conta com mais de 100 pessoas entre colaboradores, atletas e comissão técnica, além da diretoria executiva e 200 membros no Conselho Deliberativo. Em 2004, eram 650 sócios torcedores. Hoje, são 8.500. O orçamento do clube passou de 1 milhão, em 2004, para 40 milhões em 2015.

Pallaoro destacou que, em 2011, iniciou-se um processo de gestão compartilhada entre a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo. Desde então, vêm se fortalecendo os departamentos financeiros, de marketing e de futebol por meio da profissionalização das estruturas e do aproveitamento de pessoas com experiências nessas respectivas áreas; investindo-se na criação das escolinhas e no fortalecimento das categorias de base e buscando-se o apoio do empresariado que contribui com o Clube a partir de suas experiências de gestão e mercado.

Sobre a gestão do Clube, Pallaoro também valorizou a adoção de um sistema diário de fluxo de caixa, controle dos gastos, corte de custos e criação de fontes alternativas de receitas. O dirigente também citou, como saldo positivo da gestão, a construção do Centro de Treinamentos, a criação da Comissão de Segurança no estádio e os grandes investimentos nas categorias de base.

Segundo o presidente, o maior desafio para 2015 é permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, posição que garantirá maior arrecadação e visibilidade ao Clube. O evento é organizado pela FACISC e pelo Programa Empreender. Conta com apoio do Sebrae/SC e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e tem como entidade anfitriã a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Programa Empreender

O Programa Empreender é uma iniciativa da FACISC que tem apoio técnico do Sebrae/SC. Ele reúne os empresários em núcleos setoriais, multissetoriais, temáticos, comitê aberto e territorial. Esses empresários passam a trabalhar juntos em prol do segmento que atuam e da região em que vivem e conseguem gerar transformações positivas para os seus negócios. Em SC são 467 núcleos e 6.195 empresas participantes.

Texto: MB Comunicação Empresarial