Logomarca

Consultores do Programa Empreender conhecem modelo de gestão da Associação Chapecoense de Futebol

Sala de Imprensa: Notícias 24/07/2015
Consultores do Programa Empreender conhecem modelo de gestão da Associação Chapecoense de Futebol
5º Seminário de Consultores do Empreender

O dirigente esportivo lembrou que o Clube passou por um divisor de águas quando, em 2005, a classe empresarial chapecoense abraçou um time praticamente falido que acumulava uma dívida de 1,5 milhão de reais. Dois anos depois, em 2007, a equipe voltou a conquistar títulos e apresentar bons resultados.

Atualmente, a estrutura de pessoal da Chapecoense conta com mais de 100 pessoas entre colaboradores, atletas e comissão técnica, além da diretoria executiva e 200 membros no Conselho Deliberativo. Em 2004, eram 650 sócios torcedores. Hoje, são 8.500. O orçamento do clube passou de 1 milhão, em 2004, para 40 milhões em 2015.

Pallaoro destacou que, em 2011, iniciou-se um processo de gestão compartilhada entre a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo. Desde então, vêm se fortalecendo os departamentos financeiros, de marketing e de futebol por meio da profissionalização das estruturas e do aproveitamento de pessoas com experiências nessas respectivas áreas; investindo-se na criação das escolinhas e no fortalecimento das categorias de base e buscando-se o apoio do empresariado que contribui com o Clube a partir de suas experiências de gestão e mercado.

Sobre a gestão do Clube, Pallaoro também valorizou a adoção de um sistema diário de fluxo de caixa, controle dos gastos, corte de custos e criação de fontes alternativas de receitas. O dirigente também citou, como saldo positivo da gestão, a construção do Centro de Treinamentos, a criação da Comissão de Segurança no estádio e os grandes investimentos nas categorias de base.

Segundo o presidente, o maior desafio para 2015 é permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, posição que garantirá maior arrecadação e visibilidade ao Clube. O evento é organizado pela FACISC e pelo Programa Empreender. Conta com apoio do Sebrae/SC e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e tem como entidade anfitriã a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Programa Empreender

O Programa Empreender é uma iniciativa da FACISC que tem apoio técnico do Sebrae/SC. Ele reúne os empresários em núcleos setoriais, multissetoriais, temáticos, comitê aberto e territorial. Esses empresários passam a trabalhar juntos em prol do segmento que atuam e da região em que vivem e conseguem gerar transformações positivas para os seus negócios. Em SC são 467 núcleos e 6.195 empresas participantes.

Texto: MB Comunicação Empresarial

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.