Coordenador de Inovação da Senior faz palestra em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 10/07/2015
Coordenador de Inovação da Senior faz palestra em Rio do Sul
1º Inova Talk, do Núcleo de Inovação

O 1º Inova Talk, do Núcleo de Inovação, teve como case a empresa Senior, referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 09 de julho, no Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação (GTEC), em Rio do Sul. A palestra “Inovar para crescer e sustentar”, ministrada por Anderson de Souza Torres, coordenador de Inovação da Senior, mostrou que o ato de inovar deve ser uma cultura estabelecida pela alta direção de uma empresa e reforçada constantemente. “Durante dois anos e meio promovemos um ciclo de palestras sobre inovação. O tema acabou virando o assunto principal das conversas no café” revelou Torres.

Segundo ele, a necessidade da Senior em promover a criatividade nos processos resultou na implantação de um Núcleo de Inovação. Para isso eles buscaram consultorias do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SEBRAE e com a empresa Inventta. “Para mobilizar as equipes em torno da agenda de inovação foi necessário entender a cultura por meio de diagnósticos e pesquisa”, contou ele. Com isso percebeu-se que desde a fundação da Senior, em 1988, o empreendedorismo foi um motor de evolução, levando a companhia a ter mais de 1 mil funcionários, 10 mil clientes e 100 canais de distribuição, em 2014.

O coordenador contou ainda que por ter crescido tanto, a organização acabou perdendo a vocação inovadora. Para retomar essa característica algumas estratégias foram aplicadas, incentivando o empreendedorismo dentro e fora da empresa. “Estamos repletos de empreendedores e nem sabemos”, avisou. Com os incentivos, a Senior voltou a ter uma cultura empreendedora, mas Torres alerta: “Não basta escolher e aprovar uma ideia, tem que dar condições para ela ser executada. Também não adianta inovar só por inovar, é preciso saber a direção para onde está indo”, completou.