Corredor ferroviário passará pelo centro do estado

Sala de Imprensa: Notícias 13/05/2013
Corredor ferroviário passará pelo centro do estado
� definitivo: o Corredor Ferrovi�rio que interligar� Itaja� a Dion�sio Cerqueira dever� ser desenvolvido pelo centro do Estado de Santa Catarina. A determina��o est� no Termo de Refer�ncia que define as diretrizes a serem observadas na elabora��o dos Estudos de Viabilidade T�cnica, Econ�mica e Ambiental, levantamento aerofotogram�trico e no projeto b�sico de engenharia. O edital foi lan�ado na sexta-feira, 10 de maio, em Chapec�.

A extens�o da ferrovia ser� de aproximadamente 862 quil�metros. O tra�ado tem como refer�ncia as cidades de Blumenau, Ponte Alta, Santa Cec�lia, Herval D�Oeste, Chapec� e S�o Miguel do Oeste, entretanto, o referido tra�ado somente poder� ser definido ap�s realiza��o do EVTEA e do Projeto B�sico.

Com os dois estudos prontos, ser� a vez do Projeto Executivo, a ser feito pela concession�ria que ganhar a licita��o, que ficar� respons�vel tamb�m pela constru��o da ferrovia. O ministro C�sar Borges se mostrou otimista quanto � participa��o da iniciativa privada. �A ideia � fazer uma concess�o privada. N�s faremos o estudo de viabilidade t�cnica e econ�mica e depois vamos licitar. Nesse modelo, a iniciativa privada entra para construir a infraestrutura, mas a Valec vai adquirir todo o direito de passagem, ent�o, n�o haver� uma exclusividade em que s� um concession�rio opera�, afirmou o ministro.

O investimento previsto � de cerca de R$ 4 bilh�es. A Ferrovia de Integra��o deve se conectar com pelo menos outros quatro trechos ferrovi�rios. Uma conex�o com a Ferrovia Norte-Sul (FNS), que passar� pela cidade de Chapec�/SC; duas outras com a malha ferrovi�ria j� em opera��o, concessionada para a empresa Am�rica Latina Log�stica (ALL), nas cidades de Santa Cec�lia/SC e Herval D�oeste/SC; e a conex�o com a futura EF-451 (Ferrovia Litor�nea).

O presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, Deputado Federal Pedro Uczai, elogiou publicamente o trabalho da Valec e destacou os benef�cios que a ferrovia vai trazer para o Brasil. �Com esse modelo, vamos fazer a intermodalidade e integrar com rodovia, portos e aeroportos, por isso, esse tra�ado j� est� dentro desse conceito de exportar para o mundo, mas ao mesmo tempo do interior de Santa Catarina para outros estados do pa�s e para o Mercosul�, afirmou.

O lan�amento oficial foi na Associa��o Comercial e Industrial de Chapec� (ACIC), com a presen�a do Ministro dos Transportes, C�sar Borges; a Ministra da Secretaria de Rela�es Institucionais da Presid�ncia da Rep�blica, Ideli Salvatti; e o presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante J�nior. Tamb�m compareceram ao evento prefeitos, lideran�as comunit�rias e associa�es da sociedade civil. A Associa��o Empresarial de Rio do Sul foi representada pelo secret�rio executivo, Cleber Andrei Seemann Stassun.

A abertura das propostas ser� realizada na quarta-feira, 26 de junho, �s 10h, na sede da Valec, em Bras�lia.

Conhe�a os segmentos contemplados no edital

SEGMENTO 01 � Itaja�/SC � Entroncamento com a EF 116 (Tronco Sul)/SC � Entroncamento com a EF 153 (Ferrovia do Contestado) � Chapec�/SC.
Este segmento tem in�cio na conex�o com a futura EF 451 (Ferrovia Litor�nea) que interligar� os portos de Imbituba, Itaja� e S�o Francisco do Sul, desenvolve-se no sentido Leste � Oeste pelo centro do Estado de Santa Catarina at� o entroncamento com a EF 116 (Tronco Sul) do sistema ferrovi�rio existente, prossegue mantendo o sentido Leste – Oeste at� o entroncamento com a EF 153 (Ferrovia do Contestado), prosseguindo, no mesmo sentido, at� Chapec�/SC, conex�o com a EF 151 � Ferrovia Norte Sul (FNS) � Trecho Panorama/SP – Chapec�/SC.

SEGMENTO 02 � Chapec�/SC � S�o Miguel do Oeste/SC � Dion�sio Cerqueira/SC
A partir de Chapec�/SC, este segmento prossegue no sentido Leste � Oeste, em dire��o a S�o
Miguel do Oeste/SC, onde inflete para o norte at� alcan�ar Dion�sio Cerqueira/SC, fronteira
com a Rep�blica Argentina.

Release elaborado com informa�es da Valec: http://www.valec.gov.br/noticias/Noticia130513.php