Corredor Ferroviário: Valec já tem alternativa de traçado

Sala de Imprensa: Notícias 12/04/2016
Corredor Ferroviário: Valec já tem alternativa de traçado
Imagem: divulgação

Os resultados preliminares foram conhecidos por lideranças do Vale do Itajaí ainda em dezembro, em Brasília, e apontam para um traçado em formato de “Y”, com chegada próximo a Anitápolis e ramificações para Imbituba e Tijucas. Quase 50 variáveis de informações (relevo, PIB, cargas, áreas de proteção) foram analisadas e processadas em análises multicritério para se chegar a este resultado. Com o “Y”, a Valec ofereceria ainda uma alternativa ao traçado da Ferrovia Litorânea Sul que está indefinido em função das restrições impostas ao projeto original pela travessia da área indígena localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

A proposta é que a partir de Tijucas, a conexão com os portos de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul seja realizada pelo trecho norte da Ferrovia Litorânea. Cerca de 40 quilômetros separariam o Corredor Ferroviário do primeiro porto, ao norte.

O Estudo de Viabilidade também considerou o traçado pelo Vale do Itajaí, mas a alternativa demandaria mais investimentos em função do relevo e das limitações impostas por áreas de proteção e manchas urbanas.

De acordo com a Valec, o traçado que seguirá pelo centro do estado terá área de influência de 100 quilômetros do eixo da ferrovia, possibilitando com que empresas instaladas no Vale também possam embarcar mercadorias para outras regiões do país.

O objetivo da Valec será detalhar os resultados já alcançados pelo Estudo de Viabilidade em Audiências Públicas a serem realizadas em diversas regiões de Santa Catarina. O Movimento Pró-Ferrovia do Vale do Itajaí já solicitou ao Ministério dos Transportes e à Valec para que uma das audiências seja realizada em Blumenau.

VISITA À VALEC

Em dezembro, a comitiva do Movimento Pró-Ferrovia responsável pela visita à Valec foi formada pelo presidente da ACIN, Rinaldo Araújo, o vice-presidente da ACIB, Avelino Lombardi, o secretário executivo da ACIRS, Cleber Stassun e o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso. À época, decidiu-se que os resultados do encontro não seriam divulgados.

O Movimento Pró-Ferrovia, formado por Associações Empresariais, Associações de Municípios, Sindicatos Patronais e Prefeituras, mantém contatos frequentes com os órgãos envolvidos na elaboração do EVTEA.

Nas imagens: Comitiva do Movimento Pró-Ferrovia em visita à Valec e a primeira imagem do traçado do Corredor Ferroviário, publicada pela Valec.