Corretores de imóveis e arquitetos discutem Planejamento Urbano

Sala de Imprensa: Notícias 17/09/2015
Corretores de imóveis e arquitetos discutem Planejamento Urbano
Workshop Planejamento e Desenvolvimento Urbano

A Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu na noite de quarta-feira, 16 de setembro, integrantes dos núcleos de Imobiliária (NIMOB) e de Arquitetos para o workshop “Planejamento e Desenvolvimento Urbano”, promovido pelo SECOVI com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O diretor regional do SECOVI para o Alto Vale, Levi Ernani Dalfovo, abriu o evento ressaltando a importância da socialização de novos conhecimentos. “Este será o primeiro de muitos eventos com este objetivo”, considerou Dalfovo.

O arquiteto e urbanista, Rafael Carneiro, deu sequência, explicando o que é o CAU, pois ele participou do processo de criação do conselho, que foi instituído em 2010. Depois, lembrou dados históricos sobre o surgimento do urbanismo, por volta do ano de 1800, na Europa, e citou exemplos de urbanismo pelo mundo. Carneiro também explicou o surgimento do conceito de planejamento urbano, de setorização das cidades e do zoneamento de Brasília, revendo ideias de autores especializados no tema. “O planejamento urbano é uma parte do urbanismo. Ele veio como uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas”, relatou o arquiteto, que esclareceu ainda o que é “Gestão Urbana”.

“É muito importante discutir planejamento urbano com os principais atores envolvidos e isso inclui também os arquitetos, engenheiros e corretores de imóveis”, mencionou Silvia Ribeiro Lenzi, conselheira do CAU/SC. Ela deu continuidade ao workshop falando a respeito de parcelamento do solo e seus desdobramentos. “Tudo isso começou lá no passado, com as Capitanias Hereditárias e, foi mudando ao longo do tempo, chegando até o que temos hoje, com os loteamentos e o crescimento das cidades. No entanto, os municípios ainda não têm controle sobre o assunto, visto que ainda são feitos loteamentos clandestinos”, declarou Silvia.

A lei federal 6.766/79, que dispõe sobre o parcelamento de solo urbano, também fez parte de sua apresentação.