Logomarca

Corretores de imóveis e arquitetos discutem Planejamento Urbano

Sala de Imprensa: Notícias 17/09/2015
Corretores de imóveis e arquitetos discutem Planejamento Urbano
Workshop Planejamento e Desenvolvimento Urbano

A Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu na noite de quarta-feira, 16 de setembro, integrantes dos núcleos de Imobiliária (NIMOB) e de Arquitetos para o workshop “Planejamento e Desenvolvimento Urbano”, promovido pelo SECOVI com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O diretor regional do SECOVI para o Alto Vale, Levi Ernani Dalfovo, abriu o evento ressaltando a importância da socialização de novos conhecimentos. “Este será o primeiro de muitos eventos com este objetivo”, considerou Dalfovo.

O arquiteto e urbanista, Rafael Carneiro, deu sequência, explicando o que é o CAU, pois ele participou do processo de criação do conselho, que foi instituído em 2010. Depois, lembrou dados históricos sobre o surgimento do urbanismo, por volta do ano de 1800, na Europa, e citou exemplos de urbanismo pelo mundo. Carneiro também explicou o surgimento do conceito de planejamento urbano, de setorização das cidades e do zoneamento de Brasília, revendo ideias de autores especializados no tema. “O planejamento urbano é uma parte do urbanismo. Ele veio como uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas”, relatou o arquiteto, que esclareceu ainda o que é “Gestão Urbana”.

“É muito importante discutir planejamento urbano com os principais atores envolvidos e isso inclui também os arquitetos, engenheiros e corretores de imóveis”, mencionou Silvia Ribeiro Lenzi, conselheira do CAU/SC. Ela deu continuidade ao workshop falando a respeito de parcelamento do solo e seus desdobramentos. “Tudo isso começou lá no passado, com as Capitanias Hereditárias e, foi mudando ao longo do tempo, chegando até o que temos hoje, com os loteamentos e o crescimento das cidades. No entanto, os municípios ainda não têm controle sobre o assunto, visto que ainda são feitos loteamentos clandestinos”, declarou Silvia.

A lei federal 6.766/79, que dispõe sobre o parcelamento de solo urbano, também fez parte de sua apresentação.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.