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Definição sobre nova ferrovia será política

Sala de Imprensa: Notícias 17/03/2013
Definição sobre nova ferrovia será política


A defini��o do tra�ado do Corredor Ferrovi�rio Catarinense,
tamb�m conhecido como Ferrovia do Frango ou da Integra��o, ser� pol�tica. A
afirma��o feita na sexta-feira, 15, durante a reuni�o do F�rum Parlamentar
Catarinense, em Florian�polis, foi ratificada pelo presidente da Comiss�o
Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai, no s�bado, na
Associa��o Empresarial de Rio do Sul. 


 


Durante reuni�o com empres�rios e lideran�as regionais na
ACIRS, Pedro Uczai reafirmou que a defini��o do tra�ado da ferrovia que ligar�
o Oeste a Itaja� ser� dos catarinenses. Se a ferrovia for constru�da pelo
Planalto Norte, ela pode levar o crescimento a uma das regi�es menos
desenvolvidas do Estado, garantiu. �Ou ela pode cruzar o Vale do Itaja� e
favorecer toda uma cadeia de ind�strias, como a de alimentos, que receberia seus
insumos com custos menores�.  


 


Para o parlamentar o Brasil precisa definir se ir� continuar
exportando commodities ou se ir� desenvolver o seu parque industrial. �Estamos
vendendo nossos gr�os e min�rios para os chineses. Porque n�o levamos os gr�os do
Centro-Oeste do pa�s para o Oeste Catarinense e para o Vale do Itaja� e
desenvolvemos ainda mais a cadeia de nossas ind�strias de alimentos?�, prop�s.


 


Se mantiver o tra�ado original, definido ainda
em �mbito de DNIT, o Corredor Ferrovi�rio ir� cruzar os munic�pios de Itaja�,
Ilhota, Gaspar, Blumenau, Api�na, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Laurentino, Rio
do Oeste, Mirim Doce, Ponte Alta, Herval D�Oeste, Faxinal dos Guedes, Xanxer�, Xaxim
e Chapec�. Atualmente o projeto est� sob a responsabilidade da Empresa de
Planejamento e Log�stica e da Valec, ambas vinculadas ao Minist�rio dos
Transportes.


 


Al�m do deputado, participaram do encontro o presidente
em exerc�cio da ACIRS, Luis Carlos Demarchi; o vice-presidente da Facisc para o
Alto Vale, Andr� Armin Odebrecht; o presidente do SIMMMERS e da Associa��o
TREMTUR, Germano Em�lio Purnhagen; e o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi
Ant�nio Ayroso.


 


Ferrovias
priorit�rias tamb�m foram destacadas na FIESC


 


Na FIESC o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, tamb�m
garantiu que � o Estado de Santa Catarina que precisa definir qual o tra�ado
ideal do novo corredor ferrovi�rio.  “Queremos
que o projeto seja licitado at� o final de 2013 para come�ar a obra em 2014�.


 


O Governo Federal tamb�m definiu que o programa
ferrovi�rio brasileiro contar� com um novo modelo de concess�o, que � a aberto,
baseado no modelo espanhol. �Vamos acabar com o monop�lio. Estamos construindo
um sistema novo. E contem com a determina��o do Governo Federal para come�ar a
construir essa ferrovia o mais r�pido poss�vel”, declarou Figueiredo ao
F�rum Parlamentar.


 


Durante a reuni�o foram definidas quatro prioridades para
Santa Catarina: a ferrovia Litor�nea entre Imbituba (SC) e Paranagu� (PR); a
Norte-Sul ligando Panorama (SP) ao Porto de Rio Grande (RS) passando por
Chapec� (SC); Ferrovia Maracaju (MS) a Mafra (SC), com corredor ferrovi�rio at�
os Portos de S�o Francisco (SC) e Itapo� (SC), al�m de Paranagu� (PR) via
bin�rio ferrovi�rio; e a ferrovia da Integra��o, tamb�m conhecida como ferrovia
do Frango, ligando o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itaja� (SC).


 


Al�m do presidente da EPL, do diretor de infraestrutura
ferrovi�ria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
M�rio Dirani, e do diretor de opera�es da Valec, Bento Jos� de Lima, estiveram
presentes na FIESC o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o presidente
da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli; os deputados estaduais Ana Paula
Lima, Dirceu Dresch, Jailson Lima, Reno Caramori e Volnei Morastoni; o
coordenador do F�rum Parlamentar Catarinense, D�cio Lima; os deputados federais
Pedro Uczai, Edinho Bez e Esperidi�o Amin; os senadores Casildo Maldaner e
Paulo Bauer.


 



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