Demanda por crédito do consumidor sobe 5,4% em janeiro

Sala de Imprensa: Notícias 28/02/2018
Demanda por crédito do consumidor sobe 5,4% em janeiro
Imagem ilustração

No acumulado em 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes) o indicador avançou 1,5%. Na avaliação interanual, janeiro apresentou crescimento de 9,1%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses o segmento financeiro teve seu primeiro resultado positivo desde 2013, crescendo 0,7%. O segmento não financeiro avançou 1,9% na mesma base de comparação.

Com a melhoria da atividade econômica, o consumo segue em um movimento de recuperação, colaborando para elevação da demanda por crédito. Com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, a tendência é a continuidade da retomada do indicador.

“A ferramenta Boa Vista SCPC oferece aos empresários soluções para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios. A base compreende mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores. Além disso, registra 42 milhões de transações de negócios diariamente”, pontua o diretor de mercado e soluções empresariais, Riciéri Fernando Ramlov.

“Hoje, além de vender, é necessário vender certo. Através do SCPC as empresas possuem um grande aliado para dar maior segurança quando dá liberação de crédito a seus clientes. Com uma grande base de dados, o Boa Vista SCPC é uma das mais representativas fontes de informação de credito do país”, destaca vice-presidente de soluções empresariais da FACISC, Ciro José Cerutti.

METODOLOGIA

O indicador de demanda do consumidor por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.