Depois de restaurada, locomotiva de 1920 estará exposta na V Fersul

Sala de Imprensa: Notícias 31/10/2005
Depois de restaurada, locomotiva de 1920 estará exposta na V Fersul

� em um ambiente descontra�do que os volunt�rios da Funda��o Estrada de Ferro Vale do Itaja� (Tremtur) fazem os �ltimos ajustes na locomotiva Baldwin Ten Whell, que depois de seis anos em restaura��o, ser� exposta pela primeira vez ao p�blico na V Fersul. Desde que chegou a Rio do Sul, milhares de horas de trabalho foram necess�rias para transformar sucata em uma obra de arte que ir� resgatar parte da hist�ria ferrovi�ria do Alto Vale do Itaja�.

A locomotiva, que integra o patrim�nio p�blico federal, foi cedida � Tremtur em 1998 atrav�s de um conv�nio firmado com a Associa��o Brasileira de Preserva��o Ferrovi�ria (ABPF). Desde o in�cio da sua recupera��o, a uni�o dos volunt�rios vem superando at� mesmo a descren�a de grande parte da comunidade. �J� me perguntaram em que museu iremos coloc�-la depois. Mas eu sei que as pessoas precisam ver o resultado para acreditar nesse trabalho�, desabafa o operador de mandril, Jair Oliveira.

Para o presidente da Funda��o, Germano Em�lio Purnhagen, a desmistifica��o em rela��o ao projeto da Tremtur ir� acontecer gradativamente. �Precisamos mostrar que o mais complexo j� foi feito. Agora precisamos arrumar o abrigo para a locomotiva e instalar os trilhos para que ela possa come�ar a rodar�, avalia.

Na empresa Hergen, onde a m�quina a vapor est� sendo restaurada, o clima j� � de festa. Nem mesmo o trabalho exaustivo tem tirado o �nimo das pessoas, que de pe�a em pe�a, reconstru�ram um gigante de 55 toneladas. Um bom exemplo p�de ser visto no �ltimo final de semana de outubro. Enquanto uns se encolhiam para ajustar as pe�as debaixo da caldeira, outros se esfor�avam para fazer a montagem dos componentes internos da fornalha. Mesmo com tanta dificuldade, o trabalho promete ser recompensador. Afinal, vale tudo para fazer da primeira apari��o da locomotiva, um acontecimento recheado de lembran�as e de sonhos.

Com a incorpora��o de novas tecnologias, a locomotiva Baldwin Ten Whell volta � vida mais moderna e potente do que a original, que saiu da f�brica nos Estados Unidos em 1920.  �N�o alteramos as caracter�sticas externas, mas fizemos melhoramentos internos que a tornaram ainda melhor�, garante Purnhagen.

Enquanto a locomotiva recebe dos pinc�is os tons branco, amarelo ouro, preto e vermelho, vale a pena esperar at� �s 19h do dia 16 de novembro, para conferir uma das maiores atra�es da V Feira Multissetorial do Alto Vale do Itaja�.