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E-commerces apostam na descrição dos produtos para conquistar consumidores

Sala de Imprensa: Notícias 26/04/2018
E-commerces apostam na descrição dos produtos para conquistar consumidores
Foto: ACIRS

De acordo com a pesquisa “Hábitos de compra do consumidor online”, realizada pelo Birdie, plataforma que atua como hub de conteúdo, a questão financeira é a maior influenciadora. Nove em cada 10 consumidores consideram decisivo o preço do produto na hora de escolher a loja online para comprar.

Ainda segundo a pesquisa, mais de 70% dos consumidores já desistiram de um produto pelas informações oferecidas não serem de confiança. Isso se deve, em alguns casos, por conteúdos confusos ou contraditórias que aparecem nas lojas virtuais. Os dados mostram também que um em cada cinco clientes já encontraram nos e-commerces informações diferentes ou erradas sobre o mesmo produto. Quase 60% dos entrevistados disseram já ter sentido a falta de elementos essenciais.

Os dados revelam que ter um conteúdo completo é essencial para que o produto seja encontrado nos mecanismos de busca em geral. A fidelidade à marca continua, mas ter conteúdos ricos é capaz de provocar a segurança que o cliente deseja.

Entre os requisitos que mais importam para os consumidores para finalizar a compra estão: as fotos com 60,38%, seguida pelas avaliações de outros consumidores com 69,7%. Em terceiro lugar estão as informações técnicas 74,75%, a descrição do produto ocupa a segunda posição com 76% e no topo da lista está o volume de informações 78,3%.

“Acredito que a descrição de um produto dentro do e-commerce é tão importante quanto o preço e a foto. Vale também conhecer o seu público e escrever direcionado para ele, no tipo de linguagem dele. Quando compramos algo pela internet, nós não conseguimos pegar o objeto na mão e apalpá-lo, por isso quanto mais informação você tiver, melhor, conta a integrante do Núcleo de Comércio Eletrônico da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Bianca Moresco.

A pesquisa entrevistou 320 consumidores e 97% dos entrevistados afirmam ter feito compras online no último ano, 40% deles pelo menos uma vez por mês. As compras online se tornaram uma realidade dos brasileiros. Os itens que ocupam a ponta da tabela nas pesquisas de compra são os eletrônicos, seguidos de livros e música.

“Vale também ressaltar a importância de conhecer das técnicas de SEO dentro dos textos, pois elas são de grande importância para os buscadores encontrar sua loja online, aumentando assim seu ranqueamento, garantindo mais visitas no e-commerce e consequentemente elevando as vendas”, comenta Bianca.

Segundo a nucleada é preciso pensar como o comprador e dar maior atenção a criação de descritivos, buscando responder dúvidas que são frequentes nos textos. Outra sugestão é preencher a ficha técnica dos produtos, mas sem copiar descrições de concorrentes ou fornecedores.

A pesquisa destaca também qual o gênero que mais realiza compras online, feminino (52,6%) e masculino (47,4%). A faixa etária de 19 a 29 anos é a que mais está presente no comércio eletrônico.

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