E-Social: sistema de prestação de informações será tema de capacitação em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 23/04/2019
Foto: ACIRS

O eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – vem sendo instituído em todo o país, para possibilitar mais agilidade e conforto às empresas que realizam processos jurídicos com o Governo Federal. No entanto, muitas pessoas que estão passando por essa adaptação ainda têm dúvidas de como trabalhar e de quais processos devem ou não realizar.

Com o propósito de capacitar esses profissionais, o Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promoverá no dia 17 de maio uma capacitação voltada ao eSocial com foco na higiene ocupacional.

O coordenador adjunto do NST, Felipe Fugazza, explica que a necessidade de promover uma capacitação na área apareceu como demanda dentro do grupo, quando muitos nucleados começaram a relatar que estavam sendo cobrados com relação à adequação dos documentos de segurança e não sabiam como e o que deveriam fazer. “Estamos com muitas dúvidas, de como este sistema irá funcionar e de que dados inserir. E, é justamente isso que o curso trará, uma abordagem de como proceder de maneira correta”, completa.

Fugazza conta que a implantação do eSocial ocorreu em etapas. As informações referentes ao Recursos Humanos (RH), como dados dos funcionários e folha de pagamento, já está em vigor. “Agora, para a integração total do sistema entrará os dados de segurança e medicina, que são divididos por tamanho de empresa e faturamento, onde nós integrantes do Núcleo nos encaixamos”.

O curso de orientação acontece no dia 17 de maio, das 8h às 17h, no auditório do SESI, em Rio do Sul. Custará R$ 150,00, com desconto de 25% para associados da ACIRS.

O CURSO ABORDARÁ:

– Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na prática;

-Discussão sobre os layouts de SST e seus pontos críticos;

-Aplicação prática sobre o preenchimento dos eventos de SST;
– Revisão dos pontos críticos da tabela 23 e 28;

– A avaliação quantitativa realmente é necessária?

– Ruído trabalhista e previdenciário. Qual a diferença?

-Passo à passo para criação do Comitê do eSocial.

PROFESSOR:

Andrey Amoreti Soares é Técnico em Segurança do Trabalho, engenheiro Ambiental e de segurança do trabalho, com especialização em higiene ocupacional. Atualmente trabalha como engenheiro de segurança do trabalho no SESI Santa Catarina – Norte/Nordeste, é consultor do eSocial e professor de pós-graduação de especialização em engenharia de segurança do trabalho e de especialização em higiene ocupacional.