Empatia e troca de experiências ajudam a inovar

Sala de Imprensa: Notícias 24/04/2015
Empatia e troca de experiências ajudam a inovar
Reunião Núcleo de Inovação

O Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promoveu um bate-papo para colocar em prática o verbo inovar. Afinal, como destacaram os convidados, Daniel Wildt e Thiago Esser, da empresa Wildtech, a inovação não é determinada só pela tecnologia. De uma conversa pode sair uma ideia, que pode se transformar em um negócio de sucesso. “Ser um grupo de inovação é fazer este jogo de trocar ideias”, disse Wildt.

Eles apontaram plataformas que foram criadas com base em outras e que obtiveram o mesmo êxito sem prejudicar a original. “É possível usar a ideia dos outros para servir de base e evitar cometer os mesmos erros”, explicou Esser.

Quanto ao processo criativo, eles desmistificaram o fato de que um produto precisa atender a uma demanda e ressaltaram que algumas demandas por produtos, que hoje são indispensáveis, nem existiam há alguns anos. Sem uma demanda, o processo criativo deve se focar na pessoa, como na metodologia proposta pelo Design Thinking.

“É preciso funcionar como um aprendiz, investigar o que sente, vê, pensa, ouve, fala e faz o nosso cliente e aceitar o feedback; ouvir e aprender para melhorar. É preciso sempre avaliar o que te move, quando se tem um propósito muito forte a tendência é que as coisas deem certo, um hobby pode se transformar em um negócio”, afirmou Wildt.