Empreendedores conhecem modelos de inovação em São Paulo

Sala de Imprensa: Notícias 27/11/2015
Empreendedores conhecem modelos de inovação em São Paulo
Visita no Centro de Inovação da 3M

Os integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACIRS realizaram uma missão técnica esta semana para descobrir as principais características inovadoras da 3M e da Empresa Brasileira de Aeronaves (Embraer), no Estado de São Paulo. As duas empresas são reconhecidas nacionalmente pela cultura da inovação. A 3M, por exemplo, possui mais de 100 mil patentes e 450 marcas de produtos. A companhia de tecnologia diversificada, criada em 1902, nos Estados Unidos, tem hoje seu valor estimado em US$ 30 bilhões.

Entre os produtos inovadores da 3M os jovens conheceram um estetoscópio que grava os batimentos cardíacos do paciente e transfere para um computador por meio de bluetooth. O resultado pode ser enviado para qualquer médico no mundo. Para desenvolver o produto foi necessária a união entre as áreas da saúde e eletrônica. “A visita na 3M foi incrível, descobrimos que a empresa fabrica 55 mil itens em áreas de mercado distintas. O interessante é que o mercado de consumo, que achamos ser o principal foco deles, representa apenas 15% do faturamento, a maior parcela das vendas é feita para a indústria. Ficou claro que lá inovar significa criar um produto ou solução para facilitar e otimizar a vida do consumidor, seja na indústria, hospitais, casas, indústria automobilística, etc. A empresa considera a propriedade intelectual um dos principais pilares para o sucesso da organização”, ressaltou o nucleado Lucas Manoel Fronza.

Na visita à Embraer, uma das maiores empresas fabricantes de aeronaves civis e militares do mundo, os nucleados conheceram um pouco sobre os 45 anos de história da organização e os programas do Instituto Embraer. Criada inicialmente pelo governo brasileiro, ela passou por uma transição ao abrir seu capital para investimentos e, superou os desafios para ser referência no mercado altamente competitivo e tecnológico de aeronaves. Atuando desde e elaboração do projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte de aeronaves, a Embraer mantém escritórios e fábricas em mais de 20 países, que reúnem 19 mil funcionários. Ela é líder na venda de jatos comerciais com até 130 lugares e a quinta maior fabricante de jatos executivos. No Brasil, assume o posto de maior empresa de soluções de defesa e segurança. “A organização do parque fabril e o cuidado com a construção das aeronaves nos impressionou. Nos fez sentir orgulho de ter uma empresa desse porte em nosso país. Com certeza é a que mais contrata engenheiros no Brasil, com um terço desses profissionais fazendo parte do quadro de funcionários”, completou Lucas.

“A missão empresarial faz parte do planejamento do núcleo há algum tempo e já está programada para o calendário de 2016. Ela oportuniza o conhecimento de outras realidades, induz ao aprendizado em outras áreas e, principalmente, inspira-nos a aplicar novas práticas nas empresas”, acrescentou a coordenadora do NJE, Priscila Bonatto.