Empresas buscam por fortalecimento por meio de núcleos empresariais

Sala de Imprensa: Notícias 08/06/2016
Empresas buscam por fortalecimento por meio de núcleos empresariais

Setoriais, multissetoriais ou temáticos, os núcleos são formados por empresários do mesmo setor ou de setores diferentes, que se encontram para planejar ações coletivas e que lhes tragam vantagens no mercado. O surgimento dos núcleos setoriais remonta à Idade Média, na Alemanha, quando marceneiros, pedreiros, carpinteiros, entre outros profissionais conhecidos como artesãos, se reuniram para defender seus interesses. O trabalho deles era muito importante para a economia por isso os governos apoiaram a formação dos núcleos, que com o passar do tempo evoluíram para as Câmaras de Ofícios.

No Brasil, os núcleos setoriais foram criados a partir de 1991, com o projeto de cooperação entre a Câmara de Artes e Ofícios, de Munique e Alta Baviera, e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (ACIs). Aqui, o modelo passou por mudanças para se adaptar à nossa realidade. Com os resultados positivos alcançados, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em conjunto com o SEBRAE, deu início ao Projeto Empreender, que dá suporte ao funcionamento dos núcleos em associações empresariais de todos os estados. Em Santa Catarina, o projeto é coordenado pela Federação das Associações Empresariais (FACISC) e, em Rio do Sul, pela ACIRS.

Os benefícios para quem participa dos núcleos são: ampliação da rede de contatos para geração de negócios; capacitações e consultorias com custos reduzidos; compras e vendas em conjunto; participação em feiras, missões e eventos com maior frequência e menos gastos; acesso a ampliação de mercado; marketing de rede; aprimoramento tecnológico de processos; melhorias na qualidade e produtividade, entre outros. “Fazer parte do núcleo me trouxe muito conhecimento e ótimas amizades. Conheci pessoas fantásticas que, talvez, a vida não colocaria no meu caminho. Pessoas de atitude, entusiastas, humanas e empreendedoras. O relacionamento com essas pessoas nos gera capacitação, no sentido mais amplo da palavra. Capacitação e relacionamento, é o que mais o associativismo retribui pra quem se doa!”, ressaltou Ari César Viapiana, do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE).

Na ACIRS existem atualmente 16 núcleos: Agências de Propaganda (NAPRO); Arquitetos; Eletro Metalmecânico (NEMM) – em parceria com o SIMMMERS; Jovens Empreendedores (NJE); Mulher Empresária (NUME); Prestadores de Serviço da Construção Civil; Recursos Humanos (RH); Concessionárias (NUCON); Gastronomia; Turismo e Hospitalidade (NUTUR); Inovação (NI); Informática (NIAVI); Imobiliário (NIMOB); Segurança do Trabalho (NST), Cooperativas e Instituições de Ensino. Na próxima semana a ACIRS irá abrir o Núcleo de E-commerce, considerando a demanda desse mercado crescente.

A integração entre os grupos é promovida pelo Conselho de Núcleos, que também articula ações de interesse coletivo. A meta da ACIRS é chegar a 20 núcleos até o ano de 2020. “A participação nos núcleos reforça os resultados da cooperação mútua, mas é preciso se envolver na execução do planejamento proposto pelo grupo. Além disso, os maiores benefícios do associativismo estão nos relacionamentos, que oferecem crescimento profissional e pessoal”, afirmou a diretora de Núcleos da ACIRS, Karine Sabino.

Conheça mais sobre os núcleos da ACIRS no site www.acirs.com.br