Empresas se preparam para as mudanças do E-social

Sala de Imprensa: Notícias 11/06/2015
Empresas se preparam para as mudanças do E-social
Curso E-Social ? a nova obrigação na prática

O E-Social exige várias ações e adequações por parte das empresas antes da sua implantação. Por essa e outras razões, abordadas no curso, mesmo aqueles que serão obrigados a transmitir o E-Social apenas a partir do ano que vem, já devem se mobilizar para iniciar os ajustes necessários.

O instrutor do curso, Roberto Bortolan, destaca a importância de as empresas se prepararem para as mudanças, afinal a não adequação pode pesar no bolso. “São órgão Federais que estão em poder de vigilância, numa regulamentação de uma legislação, que se chama CLT, com mais de 72 anos. Dentro desta esfera é preciso se preocupar porque são órgão punitivos, não é um processo de educação corporativa e as multas são muito altas”.

O ideal é criar uma agenda com cronograma e responsabilidades bem planificados, a fim de deixar tudo pronto antes do prazo. “Os alunos vão levar informações que antecedem a implantação do E-Social, para a regulamentação interna de processos quanto ao recrutamento e seleção, quanto ao processo de folha de pagamento, segurança e medicina do trabalho, que demandam muita carga de virada de chave, de uma cultura organizacional”, destaca Bortolan.

“É interessante estarmos nos preparando para ajustarmos a cultura da empresa para quando as regras passarem a valer. É importante já formalizamos, estamos nos antecipamos” afirmou a aluna do curso, Andressa Cosme.

O intuito da capacitação foi orientar os participantes sobre a nova legislação que entrará em vigor em 2015 e que obriga a todas as empresas do setor público e privado a fornecer informações para os órgãos federais.

“Como desenvolvedor profissional de pessoas, digo que a capacitação e a qualificação são pontos importantes para se fazer uma empresa diferente. A empresa só tem o diferencial competitivo quando investe em capacitação”, afirmou Roberto Bortolan.

Já a aluna Andressa, destacou a importância da capacitação, do ponto de vista dos colabores de empresas. “Sempre que possível buscamos novas capacitações. Gostamos muito dos cursos daqui da ACIRS, principalmente os de curta duração, eles são bem abrangentes e os professores têm uma boa bagagem”, avalia a aluna do curso E-Social, Andressa Cosme.

Sobre o Instrutor: Roberto Bortolan é administrador formado pela Faculdade Opet em Gestão de Negócios, pós-graduado em controladoria pela FAE Business School e gestão de pessoas pela Uninter, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, consultor em gestão de empresas e recursos humanos. Gerente de recursos humanos e ministrante de diversos cursos e treinamentos. Bortolan é profissional com experiência de 18 anos em gestão de pessoas, atuando em empresas como Hugo Cini S/A, Grupo Biosystems, Accenture do Brasil Ltda e ThyssenKrupp.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria