Empresárias participam de missão técnica em Brasília

Sala de Imprensa: Notícias 09/03/2015
Empresárias participam de missão técnica em Brasília
Foto: Máira Daniela da Costa

O primeiro compromisso das integrantes do NUME, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), em Brasília, foi a visita guiada no SEBRAE Nacional, na sexta-feira, 06 de março. Elas puderam conhecer o Memorial SEBRAE, inaugurado recentemente, e que utiliza tecnologia digital para mostrar a história da instituição, presente em 27 Estados brasileiros.

O roteiro continuou na sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com recepção do coordenador executivo nacional, Carlos Rezende, e Anelise Rambo, analista técnica, ambos do Programa Empreender. Os detalhes sobre o Projeto Empreender Competitivo e os planos para o futuro foram os principais assuntos do encontro. As nucleadas aproveitaram a oportunidade para solicitar que sejam oferecidas mais ações contemplando mulheres empreendedoras.

A visita seguinte foi na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), onde o grupo conheceu Tatau Godinho, cientista social e secretária de Políticas de Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres. Ela explicou qual a função da SPM, quais os programas desenvolvidos para empresárias e quais as políticas públicas para as mulheres em geral. Também respondeu questionamentos das rio-sulenses sobre como elas poderiam ajudar na implantação dessas políticas, lamentando que Santa Catarina é um Estado com pouca adesão aos projetos federais.

Outra visita importante aconteceu no Congresso Nacional, com a deputada Carmen Zanotto (PPS), que mostrou o funcionamento da Câmara Federal e os trabalhos que desenvolve. Para Adriana Sborz, integrante do núcleo, a missão foi ótima. “Eu me surpreendi com Brasília. Tínhamos uma ideia negativa de lá por causa das questões políticas. Mas é uma cidade organizada, estruturada e, apesar da corrupção, as pessoas trabalham, por isso não podemos generalizar. A deputada Carmen Zanotto, por exemplo, nos recebeu numa sexta-feira, às 18h30”, comentou Adriana.

No sábado, as empresárias aproveitaram para conhecer os principais pontos históricos de Brasília e a arquitetura desenvolvida por Oscar Niemeyer. “Uma missão empresarial com esse porte trouxe para nós, mulheres empreendedoras, mais conhecimento, capacitação e inspiração. As visitas ao SEBRAE, Secretaria de Políticas para Mulheres, CACB e o Senado Nacional foram todas espetaculares. Fizemos muitos contatos importantes e reivindicações condizentes com o nosso perfil empresarial e para a nossa classe”, concluiu Máira Daniela da Costa, coordenadora do NUME.

A missão foi subsidiada pelo projeto Empreender Competitivo, com apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria