Empresários comemoram resultados de projetos

Sala de Imprensa: Notícias 14/04/2015
Empresários comemoram resultados de projetos
Programa Empreender Competitivo

“Com a participação no Empreender Competitivo conseguimos subsídios para ações importantes que ajudaram a desenvolver as empresas. O resultado veio na forma de acesso ao mercado, geração de negócios, profissionalização dos empresários e seus colaboradores. Também é fruto disso a criação do projeto de implantação do Centro de Inovação em Rio do Sul, que agora conta com apoio de várias entidades e que deverá gerar uma nova forma de economia para a região”, contou Tarcisio Bonessi Junior, coordenador do NIAVI na gestão 2013-2014 e atual tesoureiro do núcleo.

O Programa Empreender Competitivo apoia iniciativas de empresas participantes de núcleos setoriais com mais de dois anos de atuação. Os projetos são selecionados a partir de um edital. Em 2013, o NIAVI, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), teve um projeto aprovado, que contemplava várias ações a serem desenvolvidas até 2015.

A primeira atividade foi a visita ao Porto Digital de Recife (PE), em novembro de 2013, local considerado uma referência internacional em se tratando de parques tecnológicos. Na mesma viagem, os nucleados também conheceram o Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), ambiente de inovação, que utiliza engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Em novembro de 2014, o NIAVI participou do curso sobre Help Desk, ministrado pela ProWay IT Training, para melhorar serviços prestados pelo suporte técnico das empresas. O treinamento trouxe as principais ações para garantir qualidade nos atendimentos ao cliente. O grupo também realizou, no mesmo mês, uma missão internacional ao Vale do Silício, nos EUA. Lá os integrantes do núcleo viram o trabalho das maiores empresas de TI do mundo, participaram de palestras e conheceram projetos de inovação na Oracle Santa Clara, Hacker Dojo, Google, Stanford University e Intel.

Fez parte ainda das ações do projeto a elaboração do Plano de Marketing para o núcleo e para as empresas participantes, com apoio de consultorias individuais. Os integrantes estão fazendo um levantamento dos resultados para sugerir alguns ajustes. As próximas atividades programadas serão dois cursos. Um sobre Liderança, para os dias 15, 22 e 23 de maio, e outro sobre Design Thinking, para os dias 22 e 23 de abril.

O Programa Empreender Competitivo, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), é coordenado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e executado pelas associações empresariais (ACIs). Também conta com a parceria do SEBRAE.