Empresários compartilham ações que incentivam a inovação

Sala de Imprensa: Notícias 30/04/2015
Empresários compartilham ações que incentivam a inovação
Reunião Núcleo de Inovação

O Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) está trazendo cases de sucesso para ajudar as empresas a implantarem uma gestão inovadora. Dois deles foram apresentados na quinta-feira, 30 de abril, durante reunião do núcleo. Um foi da Rioar Automação Industrial, que venceu o MPE Brasil estadual em 2012, na categoria Inovação, e o outro foi sobre a Área Local, finalista do prêmio em 2012 e 2013, na categoria Serviços em Tecnologia da Informação.

Luana Cristina Theis, da Rioar, explicou que um dos motivos da conquista no MPE Brasil foi a criação do Grupo de Inovação (GI) na empresa. Ela detalhou como funciona e de que forma os colaboradores são recompensados pela participação. “Temos indicadores de desempenho, Momento 5s, dinâmicas de grupo, compartilhamos informações, apresentamos vídeos, cases e distribuímos materiais sobre inovação”, falou Luana. Desde que foi criado o grupo, em 2012, foram aplicadas 50 das 82 sugestões feitas pelos colaboradores. Do GI também surgem ideias para novos produtos e serviços, assim como melhorias para processos, marketing e gestão organizacional. “Da cultura de inovação que estamos implantando, o melhor benefício é a integração da equipe”, completou a empresária.

O segundo case, apresentado por Remo da empresa Área Local, mostrou como atividades lúdicas podem inspirar os funcionários a melhorarem a qualidade e a produtividade. “Um de nossos profissionais conheceu a metodologia ‘Gamification’, trouxe para os colegas, se organizaram e depois mostraram para a diretoria, que aceitou experimentar a novidade”, contou Bortoluzzi.

O Gamification, ou Gamificação, utiliza mecanismos de jogos voltados para resolver problemas práticos. “Como nossa equipe é formada na maioria por jovens, que adoram jogos, foi fácil implantar. No início tudo girava em melhorias no ambiente e na socialização. Aprimoramos o processo, criamos regras, premiações e hoje, as ideias estão voltadas para ações que tragam resultados à empresa”, salientou ele. Com isso, segundo Bortoluzzi, a Área Local aumentou as discussões, o desafio voltou a fazer parte da equipe, os projetos começaram a serem entregues antes do prazo, pequenas melhorias foram executadas, houve sistematização de ideias e soluções, e aprimoramento do relacionamento interno.

Para encerrar a reunião, o Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE, Odair da Rosa, falou sobre o Prêmio Nacional de Inovação e estimulou os nucleados a responderem o diagnóstico do “Radar da Inovação”, ferramenta aplicada pelo Programa ALI para verificar o nível de inovação em cada setor de uma empresa.