Logomarca

Empresários compartilham ações que incentivam a inovação

Sala de Imprensa: Notícias 30/04/2015
Empresários compartilham ações que incentivam a inovação
Reunião Núcleo de Inovação

O Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) está trazendo cases de sucesso para ajudar as empresas a implantarem uma gestão inovadora. Dois deles foram apresentados na quinta-feira, 30 de abril, durante reunião do núcleo. Um foi da Rioar Automação Industrial, que venceu o MPE Brasil estadual em 2012, na categoria Inovação, e o outro foi sobre a Área Local, finalista do prêmio em 2012 e 2013, na categoria Serviços em Tecnologia da Informação.

Luana Cristina Theis, da Rioar, explicou que um dos motivos da conquista no MPE Brasil foi a criação do Grupo de Inovação (GI) na empresa. Ela detalhou como funciona e de que forma os colaboradores são recompensados pela participação. “Temos indicadores de desempenho, Momento 5s, dinâmicas de grupo, compartilhamos informações, apresentamos vídeos, cases e distribuímos materiais sobre inovação”, falou Luana. Desde que foi criado o grupo, em 2012, foram aplicadas 50 das 82 sugestões feitas pelos colaboradores. Do GI também surgem ideias para novos produtos e serviços, assim como melhorias para processos, marketing e gestão organizacional. “Da cultura de inovação que estamos implantando, o melhor benefício é a integração da equipe”, completou a empresária.

O segundo case, apresentado por Remo da empresa Área Local, mostrou como atividades lúdicas podem inspirar os funcionários a melhorarem a qualidade e a produtividade. “Um de nossos profissionais conheceu a metodologia ‘Gamification’, trouxe para os colegas, se organizaram e depois mostraram para a diretoria, que aceitou experimentar a novidade”, contou Bortoluzzi.

O Gamification, ou Gamificação, utiliza mecanismos de jogos voltados para resolver problemas práticos. “Como nossa equipe é formada na maioria por jovens, que adoram jogos, foi fácil implantar. No início tudo girava em melhorias no ambiente e na socialização. Aprimoramos o processo, criamos regras, premiações e hoje, as ideias estão voltadas para ações que tragam resultados à empresa”, salientou ele. Com isso, segundo Bortoluzzi, a Área Local aumentou as discussões, o desafio voltou a fazer parte da equipe, os projetos começaram a serem entregues antes do prazo, pequenas melhorias foram executadas, houve sistematização de ideias e soluções, e aprimoramento do relacionamento interno.

Para encerrar a reunião, o Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE, Odair da Rosa, falou sobre o Prêmio Nacional de Inovação e estimulou os nucleados a responderem o diagnóstico do “Radar da Inovação”, ferramenta aplicada pelo Programa ALI para verificar o nível de inovação em cada setor de uma empresa.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.