Empresários conhecem Programa Regional de Neutralização de Carbono

Sala de Imprensa: Notícias 19/11/2009
Empresários conhecem Programa Regional de Neutralização de Carbono

Toda a atividade humana gera uma quantidade de di�xido de carbono (CO2) e outros gases que s�o lan�ados na atmosfera. A neutraliza��o � uma forma de compens�-la, por meio de processos que reabsorvam o g�s carb�nico. A recupera��o de florestas � um deles, pois � medida que as plantas se desenvolvem, incorporam o CO2 da atmosfera atrav�s da fotoss�ntese. A explica��o foi repassada na manh� de quinta-feira, 19, pelos representantes da Funda��o Ag�ncia de �gua do Vale do Itaja� a cerca de 30 empres�rios da regi�o, durante o lan�amento do Programa Regional de Neutraliza��o do Carbono. O evento ocorreu em parceria com a ACIRS e o SIMMMERS.

O objetivo do programa � conscientizar as empresas e a comunidade rural a neutralizar as emiss�es de g�s carb�nico por meio da recupera��o de matas ciliares. Assim como conservar e recuperar, com esp�cies nativas, a Mata Atl�ntica.

Para ilustrar a pr�tica da neutraliza��o, o seguinte exemplo foi utilizado: Uma empresa de confec��o, com 50 m�quinas de costura trabalhando em 3 turnos, emite aproximadamente 82,8 t de CO2 por ano. Isso implica na recupera��o de 0,47 hectare. Para esta empresa o investimento necess�rio para neutralizar as emiss�es geradas em um ano seria de R$ 5.325,10. Um hectare de �rea recuperada absorve 176,2 toneladas de CO2, sendo que o custo para recuperar esta �rea de � de R$ 11 mil reais, o que equivale a R$ 10,30 por muda plantada e desenvolvida, explica o pesquisador da Funda��o Ag�ncia de �gua, H�lio Neto.

Para o programa acontecer, o poder p�blico ter� de institu�-lo no munic�pio. Segundo a funda��o, oito munic�pios do Alto Vale e um do M�dio Vale j� aprovara a lei. Depois, a Funda��o Ag�ncia de �gua far� a intermedia��o entre o munic�pio, as empresas interessadas em neutralizarem suas emiss�es de gases poluentes e os propriet�rios de terras, onde as mudas ser�o plantadas. A funda��o tamb�m disponibilizar� as mudas.

A empresa interessada deve entrar em contato com a funda��o para iniciar o invent�rio de emiss�o de gases poluentes baseado na norma ABNT NBR ISO 14064:2007. O invent�rio quantifica as emiss�es (fontes) e remo�es (sumidouros) de gases de efeito estufa ao longo de um per�odo espec�fico. Com base no invent�rio determina-se o tamanho da �rea a ser recuperada para neutralizar as emiss�es de carbono inventariadas.

Atrav�s de um sistema de informa�es, a empresa seleciona qual �rea deseja recuperar, sendo que o monitoramento e a manuten��o do local ser� feita pela funda��o por um per�odo de 15 anos. Como reconhecimento pela iniciativa, a empresa receber� o Selo Piava de Neutraliza��o de Carbono, podendo agregar valor � marca, facilitar o acesso a linhas de cr�dito espec�ficas e melhorar o balan�o social, como tamb�m contribuir para a melhora da qualidade de vida de todos.

Para mais informa�es acesse www.comiteitajai.org.br ou contate pelo (47) 3334-1030, ou [email protected]