Empresários do Alto Vale apóiam na ALESC livre negociação salarial

Sala de Imprensa: Notícias 28/08/2009
Empresários do Alto Vale apóiam na ALESC livre negociação salarial

Representantes de associa�es empresariais e entidades sindicais das ind�strias do Alto Vale do Itaja� participaram da reuni�o da Comiss�o de Economia, Ci�ncia, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), nesta quarta-feira, 26, em Florian�polis. O encontro entre deputados, trabalhadores e empres�rios discutiu a proposta da implanta��o do sal�rio m�nimo regional (PLC 030/2009).

Com a plen�ria lotada, a presen�a maci�a dos empres�rios surpreendeu a classe trabalhadora que tamb�m acompanhou a defesa da livre negocia��o salarial e a argumenta��o sobre os efeitos danosos da proposta do m�nimo regional �s empresas catarinenses.

O 1� vice-presidente da Federa��o das Ind�strias de Santa Catarina (FIESC), Glauco Jos� Corte, destacou que a produ��o industrial catarinense caiu 13% de janeiro a junho deste ano. No mesmo per�odo, as exporta�es ca�ram 23,8%, as vendas 5,6%, emprego 0,6% e mesmo com o d�lar baixo, as importa�es recuaram 17,6%.

Considerando este cen�rio, lideran�as empresariais prop�em que sejam criadas faixas salariais que atendam as reais necessidades dos setores da Ind�stria, Com�rcio, Transporte e Agricultura. Assim como defendem a retirada do car�ter de urg�ncia para o tr�mite da mat�ria e tamb�m a mudan�a do prazo do in�cio da vig�ncia da nova legisla��o.

� tarde, antes de iniciar a reuni�o da Comiss�o de Economia, empres�rios riossulenses conversaram com os deputados estaduais Jailson Lima da Silva (PT) e Jean Kuhlmann (DEM) e entregaram of�cios que apresentam os anseios da classe patronal da regi�o.